Prefeitura anuncia novos ecopontos na maior feira de gestão de resíduos sólidos da América Latina

0
767

Em sua sétima edição no Brasil, a Waste promove encontros e debates sobre reciclagem, limpeza pública e saneamento urbano


Para proteger São Paulo do descarte irregular, a cidade conta com uma sofisticada infraestrutura, que vai da coleta de frutas, legumes e verduras dispensados e recolhidos das feiras livres, passa por locais de destinação de entulho, restos de podas e materiais inservíveis nos ecopontos, e chega no delivery, com o porta a porta da Operação Cata-Bagulho.

São políticas públicas que se somam em uma rede de proteção ao meio ambiente e que deixam a capital mais segura, do ponto de vista sanitário e mais amigável com o planeta. As experiências de sucesso estão em destaque na maior feira dedicada à gestão dos resíduos sólidos, a Waster Expo Brasil/2023, que termina nesta quinta-feira (5).

As boas práticas paulistanas podem ser adaptadas em qualquer lugar do mundo. A cidade de São Paulo tem uma população superior a de países como Grécia, Portugal e Suécia. Com 12 milhões de habitantes, cada pessoa produz, em média, 380 quilos de lixo por ano, segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

Em um dos painéis, o secretário executivo de limpeza urbana, Osmario Ferreira, explicou como os ecopontos têm atuado de maneira positiva para o descarte regular. Ele comandou o painel de gestão de resíduos no centro da economia circular.

Somente no primeiro semestre de 2023 foram mais de 190 mil toneladas de resíduos, como entulho da construção civil, móveis, restos de poda e gesso, entre outros. “Hoje a cidade tem 124 unidades e em 2024 pretendemos chegar a 200 Ecopontos. Esse é um serviço que qualquer pessoa pode usar. Em países como a Bélgica, o cidadão tem o direito a fazer dois descartes por mês. Em São Paulo, não. O limite é de um metro cúbico por pessoa/dia, o que corresponde a um quarto de uma caçamba. Isso todos os dias da semana, com um horário generoso”, explica Ferreira.

A expansão também se dará no leque de resíduos recolhidos. “Até o final do ano vamos ampliar a lista de materiais, para coletar lâmpadas e eletrônicos também”, disse o secretário.

Os Ecopontos funcionam de segunda-feira aos sábados, das 6h às 22h e aos domingos e feriados das 6h às 18h.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.