Prefeitura abre mais unidades do CATe para auxiliar população com o seguro-desemprego e auxílio emergencial

0
538

Até a semana passada, duas unidades estavam abertas na Zona Sul: em Cidade Ademar e Interlagos. Agora, a população também pode buscar atendimento no Jabaquara


A Prefeitura aumentou para 13 o número de unidades abertas do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) para auxiliar às pessoas que estão com dificuldade para habilitar o seguro-desemprego e também acessar o auxílio emergencial do Governo Federal.

Até a semana passada, duas unidades estavam abertas na Zona Sul: em Cidade Ademar e Interlagos. Agora, a população também pode buscar atendimento no Jabaquara. “A ampliação das unidades abertas atende a um pedido do prefeito Bruno Covas para minimizar os impactos econômicos e sociais da pandemia do coronavírus e ajudar a população que está com dificuldade para acessar esses benefícios”, explica a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Aline Cardoso.

Para evitar aglomerações e reduzir as filas nas agências da Caixa Econômica Federal, a Prefeitura determinou que as pessoas façam um agendamento através do portal ou telefone 156. Até agora, mais de 5 mil pessoas foram atendidas e há mais de 8 mil pessoas agendadas para esta semana.

Segundo a Prefeitura, “67% buscaram a habilitação do seguro-desemprego ou a resolução de pendências deste benefício. O auxílio emergencial ocupa os 33% restantes, sendo este o serviço que apresenta o maior índice de desistência no comparecimento do cidadão, em torno de 47%”.

“Entre as pessoas que foram em busca do seguro-desemprego, 95% delas saíram do Cate com o benefício habilitado. Dos 1.759 cidadãos que requereram o auxílio emergencial, 49% tiveram encaminhamento positivo, destes 14,5% já terão direito aos R$ 600 mensais e o restante segue em análise pela Caixa Econômica Federal. Mais de 36 mil agendamentos foram realizados até agora, o que demonstra que as pessoas estavam com dificuldades para realizar esses serviços”, disse a secretária.

Quem tem direito ao seguro-desemprego?

Tem direito ao benefício do seguro-desemprego o trabalhador formal e doméstico, dispensado sem justa causa. O trabalhador formal com contrato de trabalho suspenso em virtude de participação em curso ou programa de qualificação profissional oferecido pelo empregador também tem direito.

Quem tem direito ao auxílio emergencial do Governo Federal?

Para ter direito ao auxílio emergencial do Governo Federal, será avaliada a renda familiar de até meio salário mínimo por pessoa, e de até três salários mínimos por família. Podem receber os desempregados, trabalhadores informais, MEI – Microempreendedores Individuais, inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais e contribuinte individual ou facultativo da Previdência Social.

Como vai funcionar o agendamento?

Os atendentes do 156 primeiramente verificarão se o cidadão tem condição de realizar o serviço pela internet nos portais do Governo Federal. Caso não seja possível, irão questionar se o CPF do cidadão está ativo. Se a pessoa não possuir CPF ou estiver com alguma restrição, será indicada a resolução desse problema para prosseguimento do atendimento.

Com o número de CPF ativo, os atendentes farão o agendamento do serviço presencial na unidade do Cate mais próxima da casa das pessoas, para que o deslocamento seja o menor possível, diminuindo a exposição dos cidadãos ao contágio do coronavírus. Além do local, o agendamento será realizado com data e hora marcada.

O atendimento é finalizado com a lista de documentos necessários para apresentar no dia da consulta e com o número de protocolo.

Chegando ao Cate, no dia e hora marcados, os atendentes do Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo recepcionarão as pessoas conferindo se estão realmente agendadas. Em seguida, é feita a conferência dos documentos para encaminhamento aos guichês.

Caso todos os documentos estejam válidos e completos, as pessoas poderão sair do Cate com o seguro-desemprego habilitado ou o auxílio emergencial requerido junto à Caixa Econômica Federal.

Unidades do Cate com atendimento emergencial

Zona Norte

  • Cate Brasilândia – Av. João Marcelino Branco, 95
  • Cate Jaçanã – Rua Luis Stamatis, 300
  • Cate Perus – Rua Ylídio Figueiredo, 349
  • Cate Santana – Av. Tucuruvi, 808

Zona Sul

  • Cate Cidade Ademar – Av. Yervant Kissajikian, 416
  • Cate Interlagos – Av. Interlagos, 6122
  • Cate Jabaquara – Av. Eng. Armando de Arruda Pereira, 2314

Zona Leste

  • Cate Cidade Tiradentes – Rua Milagre dos Peixes, 357
  • Cate Itaquera – Rua Augusto Carlos Bauman, 851
  • Cate Sapopemba – Av. Sapopemba, 9064
  • Cate Itaim Paulista – Av. Marechal Tito, 3012
  • Cate São Mateus – Av. Ragueb Chohfi, 1400

Zona Oeste

  • Cate Butantã – Rua Doutor Ulpiano da Costa Manso, 201

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.