Prefeitura abre consulta pública para incluir Avenida São João no Programa Ruas Abertas

0
119

Objetivo é que trecho de 1,5 km, entre o Largo do Paiçandu e a Rua Helvétia, seja aberto exclusivamente para pedestres aos domingos e feriados


A Prefeitura de São Paulo abriu nesta segunda-feira (8) uma consulta pública para que a população dê sua opinião sobre a proposta de abertura de parte da Avenida São João exclusivamente a pedestres aos domingos e feriados. Assim, essa via da região central passaria a integrar o Programa Ruas Abertas. O prazo para enviar contribuições ao projeto é de 30 dias. Para participar acesse o site: https://participemais.prefeitura.sp.gov.br/legislation/processes/273

A proposta inicial da Secretaria Municipal de Urbanismo e Licenciamento (SMUL) e do Comitê Intersecretarial #TodosPeloCentro é implantar a iniciativa no trecho da Avenida São João entre o Largo do Paiçandu (via com acesso ao Vale do Anhangabaú) e a Rua Helvétia (via com acesso ao Elevado Presidente João Goulart – Minhocão), o que representa aproximadamente uma extensão de 1,5 quilômetro da via.

O objetivo da medida é facilitar a conexão a pé entre o Minhocão e o Vale do Anhangabaú – áreas que já funcionam como espaços de lazer aos finais de semana – e contribuir para a requalificação e a reativação do centro histórico de São Paulo.

Para a implantação do Programas Ruas Abertas São João, o cruzamento na maior parte das vias que cortam a Avenida São João, com exceção das Avenidas Ipiranga e Duque de Caxias, seria interrompido para o fluxo de veículos durante o período de uso dos pedestres. Já nos quarteirões entre o Largo do Arouche e a Rua Ana Cintra, a circulação de veículos seria autorizada em apenas uma das faixas, permitindo o acesso às garagens e estacionamentos.

Finalizado o prazo da consulta pública on-line, a Prefeitura sistematizará todas as respostas recebidas para a avaliação das próximas etapas.

Programa Ruas Abertas

O Programa Ruas Abertas incentiva a ocupação dos espaços públicos como vias abertas para pedestres e ciclistas aos domingos e feriados.

Atualmente, o programa ocorre em duas áreas:

  • na Avenida Paulista, em toda sua extensão, desde a Praça do Ciclista até a Praça Oswaldo Cruz;
  • em quatro vias da Liberdade, nas ruas dos Estudantes, dos Aflitos, Américo de Campos e Galvão Bueno.

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.