Programa prevê também a recuperação e preservação de áreas de proteção nas represas Guarapiranga e Billings
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Habitação, está investindo R$ 1,06 bilhão em vários programas de reurbanização de favelas, que devem beneficiar cerca de 30 mil famílias. O objetivo é transformar favelas e loteamentos irregulares em bairros, garantindo a seus moradores o acesso à cidade formal, com ruas asfaltadas, saneamento básico, iluminação e serviços públicos, além da recuperação ambiental das represas Guarapiranga e Billings.
“Após a saúde não há nada mais importante do que ter uma casa, o nosso lar com a nossa família. Quando a gente fica muito tempo na luta por um sonho, queremos chegar ao resultado, de poder ter as chaves”, destacou o prefeito Ricardo Nunes.
Entre as principais obras da SEHAB está o programa de Urbanização de Favelas, que prevê a canalização do Córrego Antonico, na região de Paraisópolis, na Zona Sul, e a Urbanização do Parque das Fores, em São Mateus.
As intervenções no Antonico incluem: canalização, remoção de construções de áreas de risco e frentes de obra; readequação de unidades habitacionais; drenagem pública, redes de água e esgoto, projetos complementares e pavimentação além da implantação de um Parque Linear ao longo dos 1,5 km do córrego que passará por intervenção. Para as obras serão investidos cerca de R$ 100 milhões.
A Secretaria Executiva do Programa Mananciais desenvolve um conjunto de intervenções urbanísticas com o objetivo de qualificar assentamentos precários (favelas e loteamentos irregulares). No âmbito do Programa Mananciais, tais intervenções são realizadas especificamente na Zonal Sul da cidade de São Paulo, nas áreas de abrangência das bacias hidrográficas das represas Billings e Guarapiranga.
As urbanizações tem como objetivo garantir o acesso à cidade formal por famílias que residem em assentamentos precários nas regiões de mananciais da zona sul da cidade de São Paulo e, de forma complementar, contribuir para a proteção ambiental das regiões de mananciais da cidade.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br