Assinadas ordens de serviço para construção das unidades Jardim Reimberg, Jardim São Bernardo e Cidade Dutra
Foram assinadas pelo prefeito Ricardo Nunes e o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco, durante evento realizado na Zona Sul na última sexta-feira (23), as ordens de serviço para início das obras de construção das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Jardim Reimberg, Jardim São Bernardo e Cidade Dutra. Os novos equipamentos receberão, no total, um investimento de R$ 28 milhões.
A previsão de entrega das unidades, que serão gerenciadas pela Organização Social de Saúde (OSS) Associação Saúde da Família (ASF), é de até 18 meses.
“Hoje é um dia muito importante, porque esta região sempre teve muita dificuldade na área da saúde. A construção destas unidades significa um avanço muito grande, entre tantos outros que estamos obtendo. As obras terão início amanhã e, assim, vamos avançando. Hoje, temos 470 UBSs na nossa cidade e, até 2024, faremos mais 15 UPAs”, declarou o prefeito Ricardo Nunes.
As unidades permitirão expansão e qualificação da assistência na região da Capela do Socorro. O valor de custeio mensal para cada UBS está estimado em R$ 596 mil. A capacidade de oferta de serviços mensais, por equipamento, será de 2.496 consultas médicas, 1.080 consultas de enfermagem, 7.200 visitas domiciliares de agentes comunitários de saúde (ACSs), 604 atendimentos odontológicos, 48 consultas farmacêuticas e 60 consultas com nutricionista.
Durante o evento, o secretário municipal de Saúde, Luiz Carlos Zamarco, enfatizou que as UBss Jardim Reimberg, Jardim São Bernardo e Cidade Dutra irão melhorar o atendimento para o público local.
“Estas unidades trarão a saúde para mais perto das pessoas”, declarou Zamarco. As UBSs contarão com recepção, salas de acolhimento; de urgência e emergência; de raio-X odontológico e de vacina, assim como de inalação; coleta; atendimento nutricional; de reuniões; expurgo; esterilização e administrativas. Consultórios médicos, de enfermagem e de atendimento odontológico, além de farmácia e almoxarifado, integrarão a estrutura dos imóveis.
Cada unidade terá seis médicos para Estratégia de Saúde da Família (ESFs), 6 enfermeiros, 12 auxiliares de enfermagem, 3 cirurgiões-dentistas, 3 auxiliares em saúde bucal, um técnico em saúde bucal, um nutricionista, 36 agentes comunitários de saúde (ACSs), um agente de promoção ambiental (APA) e um gerente.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br