Praça Avelino Raphul passa por revitalização e conta com novas instalações

0
197

Praça tinha problemas de estrutura, o que afastava moradores do local

A intersecção das ruas Avelino Raphul e Tapira agora conta com um espaço totalmente renovado. A Praça Avelino Raphul ocupa um espaço entre dois prédios e o consulado Americano na região da Chácara Santo Antônio. A área vinha sofrendo com problemas de estrutura, o que afastava moradores e acabava atraindo usuários de drogas que faziam uso dos entorpecentes na praça.

Na tentativa de voltar a ter o espaço para lazer e trazer os moradores da região para frequentarem a praça, juntamente com crianças, idosos e pets, a morada do bairro e líder comunitária Luciana Pereira, recorreu à subprefeitura de Santo Amaro com um projeto de revitalização. “Aqui era uma área praticamente abandonada. Isso trazia um certo desconforto para os moradores, uma área linda dessa, abandonada. E o que a gente queria na verdade era revigorar a praça, preservar a natureza e ter um lugar de integração das pessoas”, afirma.

Luciana então uniu forças e junto com outros moradores apresentou o projeto para a Praça Avelino Raphul para a subprefeita Thamyres Nagell que recorreu a vereadora Janaina Lima para o auxílio de verbas para o projeto. Após os trâmites legais, o pedido da população foi atendido e na última terça-feira (01) aconteceu a entrega oficial da nova praça, com as primeiras demandas atendidas que incluem a preservação das árvores, reforma dos equipamentos como bancos e escadas, criação de anfiteatro e espaço pet. O evento contou com a presença de Janaina e Thamyres, que foram verificar o novo espaço e de moradores.

O projeto deve ser finalizado em breve com a chegada da iluminação e instalação de lixeiras pelo local. No entanto, Luciana e outros moradores do bairro já estão se organizando para continuar trazendo vida ao local e deixar a praça ainda melhor. “Eu sou artista de rua e junto com outros artistas, gostaríamos de fazer grafites nos muros. A minha ideia é fazer um festival, convidar uma série de artistas de vários cantos de São Paulo para poder estar vindo pintar aqui. Se a gente não fizer um projeto, pensar em colorir esse espaço, é questão de tempo para as pessoas virem pichar”, completa o personal trainer e artista de rua Beto Nogueira.

Ainda há conversas para levar mais árvores nativas para a praça através de um projeto de paisagismo. “Estou conversando com a Luciana, para conseguirmos investimentos e fazermos um projeto com plantas seguras para os pets”, afirma Cristina Bueno da Reurbe, empresa de paisagismo urbano.

A subprefeita de Santo Amaro, Thamyres Nagell (de vestido verde), ao lado da vereadora Janaina Lima (ao centro da foto) e de Luciana Pereira na inauguração da praça.

 SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.