A cidade de São Paulo conta, até o momento, com 34 dispositivos de proteção às Obras de Arte de Engenharia Civil (OAE) como pontes, túneis e viadutos. As peças têm sido instaladas pela Prefeitura, por meio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), desde setembro de 2021. A nova sinalização evita que veículos com excesso de altura atinjam essas estruturas, comprometendo sua integridade e causando prejuízos ao erário e à população. Durante esses sete meses não houve registro de choque de veículos com as OAE que já contam com a proteção dos dispositivos.
De acordo com levantamento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), esse fato não significa que os condutores estejam respeitando a sinalização. Entre os meses janeiro e abril deste ano os agentes de campo da CET registraram, em toda a cidade, 167 ocorrências de veículos com excesso de altura que ingressaram em área restrita e com dimensões limitadas. Nos locais que contam com a nova sinalização, no entanto, os motoristas pararam antes de atingir a estrutura das OEA, chocando-se nas chapas de metal que compõem o conjunto de dispositivos da nova sinalização. Desta forma, o propósito de evitar danos às OAE, reduzindo os prejuízos causados ao erário e à segurança da população, foi alcançado.
Os túneis, pontes e viadutos da capital possuem sinalização de regulamentação (placas) e advertência aos motoristas, exibindo os limites máximos de altura permitidos. As “últimas saídas” existentes para os veículos acima dos limites também estão ostensivamente sinalizadas. Entretanto, foi necessário que a CET adotasse o novo modelo para chamar ainda mais atenção daqueles ignoraram a sinalização padrão e ingressaram em área restrita.
Como funcionam
Alguns dispositivos integram a nova sinalização. O primeiro deles é composto por uma série de chapas de alumínio, penduradas por meio de colunas cônicas, instaladas algumas dezenas de metros antes da OAE. As chapas estão suspensas à exata altura do viaduto e se assemelham a um “varal”. Há também sinalização luminosa.
Caso passem caminhões ou ônibus com excesso de altura, o impacto das chapas metálicas com a carroceria do veículo chama a atenção do motorista e dá a ele a certeza de que o seu veículo está inadequado para o tráfego na via e que colidirá com a estrutura adiante.
Um segundo dispositivo é instalado junto à estrutura da OAE. São chapas de metal posicionadas imediatamente antes da estrutura viária, com a mesma altura, e que permitem mais uma oportunidade do condutor parar o veículo antes da colisão que poderia comprometer a integridade de pontes, viadutos e túneis.
O dispositivo desenvolvido pela CET foi inspirado em experiências de sucesso realizadas nos Estados Unidos e na Inglaterra.
Onde estão os dispositivos
- Av. do Estado, antes do Viaduto CPTM(IP/ST), após Av. Mercúrio;
- Av. 23 de Maio (Aerop./Centro), antes do Viaduto Gal. Euclides de Figueiredo;
- Av. Pres. Juscelino Kubitschek, acesso ao Túnel Pres. Jânio Quadros;
- Av. Lineu de Paula Machado, acesso ao Túnel Pres. Jânio Quadros;
- Av. Morvam Dias de Figueiredo, antes da Ponte Pres. Jânio Quadros;
- Av. Gabriela Mistral (Marg. Tietê/Penha) antes Viaduto Rede Ferroviária;
- Av. Cruzeiro do Sul (Santana/Centro),frente Estação do Metrô Portuguesa/Tietê;
- Av. Cruzeiro do Sul (Santana/Centro),fte Rua Dr. Gabriel Piza (Est. Metrô Santana );
- Av. Cruzeiro do Sul (Centro/Santana), 23,0m antes da Rua Leite de Morais(Metrô Santana );
- Av. Cruzeiro do Sul (Centro/Santana), após acesso ao Term. Rod. Tietê/Portuguesa;
- Rua Eudoro Lemos, acesso a área de Embarque/Desembarque)- Terminal Rodov. Tietê;
- Rua Pietro Giannoccaro /Ponte Fábio Lazzari, acesso Av. Cruzeiro do Sul (Viga do Metrô);
- Av. Otaviano Alves de Lima, antes da Ponte Jornalista Walter Abraão (Ponte Casa Verde);
- Rua da Cantareira, fte nº 903 (antes da Rua dos Clérigos) Viaduto CPTM;
- Av. Otaviano Alves de Lima /Av. Raimundo P. de Magalhães (antes PteComunid.Hungara CPTM);
- Av. Eng. Oscar Americano (Morumbi/Cidade Jardim) antes Túnel Pres. Jânio Quadros;
- Av. Alcântara Machado (C/B), antes Viaduto Bresser;
- Av. Pacaembu (Estádio/ Barra Funda), antes Vdto. Gal. Olímpio da Silveira;
- Av. Pacaembu (após Vdto.Pacaembu-B.Funda/Estádio)antes Gal. Olímpio da Silveira;
- Av. Dr. Felipe Pinel, antes Rede Ferroviária (Fepasa) ref.R.Pe.Eduardo Lustosa /Rua Maestro Tavares de Lima;
- Av. das Magnólias, acesso ao Túnel Sebastião Camargo;
- Rua Stefano Mauser, antes Rede Ferroviária (Fepasa)(após R. Felipe Pinel );
- Av. Dr. Felipe Pinel, antes Rede Ferroviária(Fepasa) da R.StefanoMauser/R.Dr. Felipe Pinel;
- Av. Condessa Elisabeth Robiano , antes Ponte Tatuapé (GPV-Lauer/Yoshida);
- Av. Dr. Arnaldo, acesso ao Túnel José Roberto Fanganiello Melhem;
- Rua Anhaia X Rua Silva Pinto X Rua Júlio Conceição;
- Rua Silva Pinto X Rua Anhaia X Rua Júlio Conceição;
- Av. Rebouças (B/C), acesso ao Túnel Noite Lustrada;
- Av. Alcântara Machado (B/C) – Radial Leste – antes Vdto. Bresser;
- Rua Herval, antes do Viaduto Guadalajara (João Behisnellian);
- Rua Visconde de Parnaíba, antes Viaduto Bresser (Romulado Hatty);
- Rua Herval, antes do Viaduto Guadalajara (João Behisnellian);
- Av. Raimundo Pereira de Magalhães , antes da Rua Gago Coutinho (Viaduto CPTM);
- Rua Hugo Capotini/Rua Domingos Barbieri – Rodovia Raposo Tavares;
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