Pesquisa mostra que bairro do Campo Belo não tem espaços públicos para prática de esporte

0
964

De acordo com o Mapa da Desigualdade 2020, na Zona Sul, moradores de Campo Belo e Marsilac tem que se locomover para outros bairros para utilizar quadras e centros esportivos. Além disso, no Campo Belo também não há espaços culturais administrados pela Prefeitura


Não há equipamentos públicos de esporte no distrito do Campo Belo. É o que informa o Mapa da Desigualdade 2020, produzido pela Rede Nossa São Paulo. Na Zona Sul, além do Campo Belo, apenas o bairro de Marsilac, localizado no extremo da região Sul, também não tem equipamentos públicos de esporte.

É preciso salientar que o Mapa da Desigualdade contabilizou os equipamentos públicos de esportes sob administração da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e dos CEUs.

Na Zona Sul, o site da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer informa que há Centros Esportivos em Santo Amaro, na região do Ibirapuera, na Vila Independência, no Jardim Sabará, no Ipiranga, na Vila Santa Catarina, no Campo Limpo, na Vila Carioca, na Vila Guarani e na região do Guarapiranga. Sendo que os locais de esportes mais próximos ao Campo Belo, é o Centro Esportivo Joerg Bruder, em Santo Amaro, e o Parque Ibirapuera, em Moema.

Os outros bairros da cidade de São Paulo que também não tem equipamentos públicos de esporte são Alto de Pinheiros, Bela Vista, Brás, Jardim Helena, Lapa, Mandaqui, Mooca, Penha, Perus, Ponte Rasa, Raposo Tavares, Sapopemba, Saúde e Vila Leopoldina.

Além de não ter equipamentos públicos de esporte, o bairro do Campo Belo também não tem espaços culturais públicos, administrados pela Prefeitura. Na região não há acervo de livros infanto-juvenis; acervo de livros para adultos; teatros; cinemas; salas de show e concerto; museus; centros culturais; casas e espaços de cultura e equipamentos públicos de cultura.

A Prefeitura de São Paulo contestou e informou que “os moradores do Campo Belo contam com os parques Chuvisco e Cordeiro, que são equipados com quadras e aparelhos de ginástica, além de trilhas. Além disso, há 14 centros esportivos nas proximidades, com diversas modalidades disponíveis.

1 – CDC São Paulo – Itaim Bibi – 2,4 km
2 – Centro Esportivo Vila Santa Catarina (Balneário Jalisco) – Jabaquara – 3,1 km
3 – CDC Ibirapuera – Itaim Bibi – 3,2 km
4 – CDC Vila Olímpia – Itaim Bibi – 3,6 km
5 – Centro Esportivo Ibirapuera (Mané Garrincha) – Moema – 4 km
6 – CDC Arena Radical – Itaim Bibi – 4 km
7 – CDC Ferradura – Jabaquara – 5,5 km
8 – Centro Esportivo Vila Guarani (Ryuso Ogawa) – Jabaquara
9 – CDC Jorge Tibiriçá – Moema – 6,0 km
10 – Centro Esportivo Santo Amaro (Joerg Bruder) – Santo Amaro – 6,1 km
11 – Centro Esportivo Modelódromo do Ibirapuera – Moema – 6,1 km
12 – CDC Bolsa d’Água – Moema – 6,4 km
13 – CDC Décio Silva – Santo Amaro – 6,4 km
14 – CDC Brasimet – Campo Grande – 6,8 km

Já em Marsilac, há dois parques naturais, Jaceguava e Itaim, que têm trilhas para a prática de caminhadas. A população também conta com os CDCs Jardim Herplin e Santa Fé, além do CEU Parelheiros, que tem piscina, quadras esportivas, campo de futebol, aulas de dança e ginástica, entre outros”.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.