Pela 1ª vez a ópera ‘O Rapto do Serralho’ ganha uma adaptação brasileira no Theatro São Pedro

0
1587

Ópera extensa e cômica estreou em 1782, composto por Mozart. Adaptação em Hotel luxuoso em Paris fica em cartaz até dia 30 de abril


O Theatro São Pedro, a tradicional casa da ópera brasileira, começou a temporada inédita no Brasil do espetáculo ‘O Rapto do Serralho’, de Mozart e estreado em 1782, na cidade italiana de Viena.

“É a primeira adaptação brasileira da ópera. Na realidade a nossa adaptação se passará no Hôtel Ritz, muito luxuoso e popular em Paris, França”, explicou o ator e cantor lírico, Daniel Umbelino, que vai interpretar o herói apaixonado Belmonte.

Sinopse: Konstanze, uma nobre espanhola, sua criada inglesa Blondchen e Pedrillo, noivo de Blonde e criado de Belmonte, foram raptados por vários piratas turcos. O Paxá Selim os comprou para o seu harém, e a história narra a busca tragicômica de Belmonte atrás da sua amada. A ópera é extensa, possui diálogos em português e possui 2h40 de apresentação.

Mozart chocou críticos ao dar um toque turco na composição de sua ópera alemã. Daniel explicou que hoje não se tem mais o estereotipo exagerado do turco ou marroquinho nas óperas, mas que deu um toque no capricho dos detalhes da peça.

“O Belmonte é um tipo de personagem muito comum na ópera, que é o Tenor. O personagem apaixonado, o galã que luta pelo amor. Vem de uma nobre família espanhola e se mostra muito inteligente. Fazendo piadas ele burla o Palácio [no caso da adaptação o Hotel]”, definiu o protagonista pelo próprio ator que está o encenando.

Mas será que a adaptação de uma ópera, que geralmente vem carregado de muito romantismo, sofrimento e comédias, cabe para o público do Século XXI? Para Daniel, “a linguagem do amor é a mesma daquela época. São os mesmos desejos, a vontade de amar é a mesma. Mesmo o Pachá [vilão], que aparenta ser alguém muito grosseiro, mostra que tem amor, de alguma forma”, refletiu.

Os empregados do Hotel Ritz, sendo eles os seguranças, o camareiro, cozinheira e atendentes fazem parte do coro musical, dando uma diferenciada na qualidade de canto e atuação nesta adaptação, que foi muito trabalhoso de deixar os mínimos detalhes perfeitos para o público se encantar com esse amor surgindo no Theatro São Pedro.

“A gente fica aqui no Theatro São Pedro, com ingressos acessíveis. É perto do metrô Marechal Deodoro. E é uma ópera divertida, visualmente muito bonita, e não digo isso porque sou o ator da peça. É uma forma nova de conhecer ópera e quem veio pela primeira vez gostou bastante”, disse Belmonte convidando a nossa amada Zona Sul para o icônico Theatro São Pedro!

Espetáculo acontecem às quartas e sextas, às 20h e domingos, às 17h. Até 30 de abril.

Ingressos entre R$ 30 e R$ 100 em  www.feverup.com

Daniel Umbelino com uma das roupas do Belmonte, momentos antes da apresentação

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.