Paulo Gomes é homenageado pela Abiauto por seus 60 anos de automobilismo

0
1341
Paulo Gomes e Antônio Fraga, presidente da Abiauto - crédito: Renato Silva

Fernando Calmon e Bob Sharp também receberam homenagens; Fiat Fastback e Triumph Tiger 660 foram os vencedores na votação entre jornalistas especializados


Na 24ª edição do Prêmio Imprensa Automotiva, concedido pela Abiauto (Associação Brasileira da Imprensa Automotiva), o tetracampeão da Stock Car Paulo Gomes foi homenageado com um troféu pelos 60 anos de automobilismo que completou em 2022.

Dono de 15 títulos de campeão em sua carreira iniciada andando de kart, aos 14 anos, em Ribeirão Preto (SP), Paulão, como é conhecido, continua em atividade. Chefia a Equipe Viemar Automotive Delphi Technologies, disputada por Opalas.

Esse icônico modelo da Chevrolet, cultuado por milhares de “opaleiros” Brasil adentro, foi o automóvel utilizado pela Stock Car em seu início, com ele acelerando o #22, um dos dez carros da Chevrolet na primeira prova, na pista gaúcha de Tarumã, em 1979, temporada em que se tornou o primeiro campeão da mais importante categoria do automobilismo brasileiro.

Paulo Gomes e seu troféu do Prêmio Imprensa Automotiva – crédito: Renato Silva

Desde 2016, Paulo Gomes é um dos proprietários da Old Stock Race, em sociedade com Georges Lemonias, Paulo Soláriz e Walter Salomé.

Na cerimônia de premiação, realizada pela Abiauto em 1º de dezembro, na Sid Special Paint, oficina de pintura de capacetes tradicional do automobilismo brasileiro, criada por Sid Mosca, um ícone nessa arte, em São Paulo, foram homenageados dois jornalistas especializados do setor automotivo, Fernando Calmon e Bob Sharp.

Coincidentemente, Bob Sharp foi piloto e companheiro de Paulo Gomes na poderosa Equipe Greco Ford, comandada pelo lendário Luiz Antônio Greco, dona de sete títulos com Paulão no Campeonato Nacional de Turismo, a maioria com um Maverick, nos anos 1970. “O Bob e eu corremos juntos. Ganhamos várias corridas, inclusive as 25 horas de Interlagos junto com o José Carlos Pace, o Môco, as 12 horas de Tarumã e os 1000 Kms de Brasília, entre outras!!!!!!”, ele recorda.

“Fiquei muito honrado com essa homenagem importante, vinda dos principais jornalistas especializados do setor automotivo de todo o País, muitos também conectados ao meio das corridas. Diz muito. Sou bastante feliz com minha carreira no automobilismo e receber esse prêmio é mais uma alegria que coleciono em minhas seis décadas no mundo das corridas”, agradece Paulo Gomes, que criou uma família nas pistas, com os filhos Marcos Gomes, campeão da Stock Car, e Pedro Gomes, vencedor da Stock Car e piloto do Opala #22 da Equipe Viemar Automotive Delphi Technologies na Old Stock Race.

João Mendes, ex-piloto Mário Covas Neto, o jornalista Luiz Carlos Secco e Paulão – crédito: Renato Silva

O jornalista Antônio Fraga, presidente da entidade, explica o prêmio: “A Abiauto já homenageou grandes pilotos brasileiros. E Paulo Gomes é uma referência para qualquer piloto que tenha o mínimo de conhecimento do nosso automobilismo. Todos os membros da Abiauto ficaram emocionados em poder fazer esse reconhecimento a esse grande ídolo das pistas. Sou oriundo do automobilismo, até hoje minha grande paixão. E o Paulão sempre foi uma referência para mim. Piloto excepcional. Por isso, quando tive a oportunidade de homenageá-lo e demonstrar o carinho dos membros da Abiauto, não tive dúvida.”

Premiados – Os 37 jornalistas que compõem o júri do Prêmio Imprensa Automotiva da Abiauto elegeram o Fiat Fastback como o Automóvel Abiauto 2022, o melhor entre todos os veículos votados. Na categoria motocicletas, venceu a Triumph Tiger 660. Fabricio Biondo, do Grupo Stellantis, que reúne as marcas Fiat, Citroën, Peugeot e Jeep, foi eleito o Executivo 2022.

O júri do prêmio concedido pela Abiauto foi composto por 37 jornalistas dos principais meios de comunicação do Brasil, englobando rádios, TVs, internet, jornais e revistas especializadas no setor automotivo, que atingem juntos mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo.

Opala #22 da Equipe Viemar Automotive Delphi Technologies na Old Stock Race – crédito: Humberto da Silva

Vencedores da 24ª edição do Prêmio Imprensa Automotiva Abiauto

Melhor Carro Nacional até 1,2 litro – Citroën C3
Melhor Carro Nacional acima de 1,2 a 1,6 litro – Honda City
Melhor Carro Nacional acima de 1,6 litro – BMW Série 3
Melhor Picape – Ford Maverick
Melhor Carro Importado – Mercedes-Benz Classe C
Melhor SUV/Crossover Nacional – Fiat Fastback
Melhor SUV/Crossover Importado – Caoa Chery Tiggo 8 Pro Plug In Hybrid
Melhor Carro 100% Elétrico – Renault Kwid e-Tech
Executivo de 2022 – Fabricio Biondo, do Grupo Stellantis
Motocicleta Abiauto 2022 – Triumph Tiger 660
Automóvel Abiauto 2022 – Fiat Fastback

Bob Sharp entre os jornalistas João Mendes e Célia Murgel – crédito: Renato Silva

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.