Parque Ibirapuera tem movimentação intensa no 1º dia de reabertura

0
859

Apenas na primeira hora de reabertura, o Ibirapuera recebeu 753 dos 39 mil visitantes permitidos, já que agora os Parques só podem funcionar com 40% da capacidade. No Ibira: parquinhos e equipamentos de ginástica interditados, círculos no gramado que definem o distanciamento social adequado e álcool gel nas entradas


Nesta segunda-feira (13) os parques municipais reabriram na cidade de São Paulo, após quase quatro meses desde que foram fechados. Apesar das restrições e regras, já foi suficiente para que muitas pessoas saíssem cedo de casa para se exercitar ao ar livre.

Apenas na primeira hora de reabertura, o Ibirapuera recebeu 753 dos 39 mil visitantes permitidos, já que agora os Parques só podem funcionar com 40% da capacidade. Logo na entrada (nos portões 02, 03, 05, 07 e 09), placas informam as regras de acesso:

  • uso obrigatório de máscara;
  • os frequentadores devem respeitar o distanciamento mínimo de 2 metros;
  • as mãos devem ser lavadas ou higienizadas constantemente;
  • as únicas atividades permitidas são: caminhada, ciclismo, corrida e trilha;
  • o parque só funciona de segunda a sexta-feira, das 6h às 16h;
  • os frequentadores devem ter sua própria garrafa d’água.

No período da manhã a movimentação foi intensa no Ibirapuera. A maioria das pessoas seguiu a regra de usar a máscara, mas alguns tiravam apenas para recuperar o fôlego após a corrida. Aliás, nas áreas de caminhada era difícil manter o distanciamento de dois metros: no pique da corrida, algumas pessoas chegavam bem perto umas das outras.

Distanciamento mesmo apenas no gramado onde foram pintados círculos para que as pessoas fiquem distantes umas das outras na hora de tomar sol ou descansar.

Na entrada do parque e dos banheiros: totens com álcool gel. Ao redor do parque também havia colaboradores distribuindo álcool gel para quem estava caminhando. Nos banheiros tinha sabonete líquido disponível e placas com orientações de higiene.

A higienização também ficou por conta de uma caminhão pulverizador que dava um banho de desinfetante nas pessoas por onde passava.

Os parquinhos e equipamentos de ginástica estão interditados, já que atividades em grupo não são permitidas. Os bebedouros também estão bloqueados para evitar contaminação por diversas pessoas.

Neste primeiro momento da reabertura, apenas o Ibirapuera e o Parque do Carmo (na Zona Leste) abrem às 6h. Os outros parques da cidade iniciam as atividades às 10h e todos fecham às 16h. Nenhum local funciona aos finais de semana para evitar aglomerações.

Confira os parques da Zona Sul reabertos: Ibirapuera, Eucaliptos, Parelheiros, Povo – Mario Pimenta Camargo, M’Boi Mirim, Barragem de Guarapiranga, Ribeirão Cocaia.

Os Parques Naturais Municipais da Zona Sul terão seu funcionamento retomado conforme o projeto-piloto de visitação, iniciado antes da pandemia, das 10h às 16h: Jaceguava (segunda-feira), Itaim (terça-feira), Varginha (quarta-feira) e Bororé (quinta-feira).

Na Zona Sul, continuam fechados os parques: Guarapiranga, Nabuco, Severo Gomes, Cordeiro Martin Luther King, Shangrilá, Herculano, Chuvisco e Nascentes do Ribeirão Colônia.

PARQUES ESTADUAIS

Os parques estaduais Villa-Lobos, Candido Portinari, Água Branca e Ecológico do Tietê também reabriram os portões hoje (13) e seguem de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h. Segundo o Governo do Estado, “espaços fechados como bibliotecas, salas de atividades, museus e orquidários permanecerão com restrição. Será recomendada visita ao parque apenas para atividades físicas individuais como corridas, caminhadas, ciclismo, entre outras”.

O uso de máscara continua obrigatório. “Em todos os locais, a limpeza e desinfecção dos banheiros serão intensificadas. Os permissionários de alimentação deverão seguir as regras específicas do setor e haverá totens com álcool gel em pontos estratégicos. Não será recomendado o uso de quadras e parquinhos”, informou o Governo.


FALE COM A REDAÇÃO: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.