Parceria entre São Paulo e Copenhague avança com foco em cidades mais sustentáveis

0
34
Crédito: Alesp

Prefeito dinamarquês Lars Weiss visita projetos de urbanização, transporte limpo e gestão de resíduos durante agenda na capital paulista

Em continuidade à parceria que prevê investimento de cerca de US$ 2 milhões em ações nas áreas de eficiência energética em edifícios, adaptação climática e natureza urbana, empregos verdes e gestão de resíduos, o prefeito de Copenhague, Lars Weiss, participou de uma série de atividades em São Paulo e conheceu projetos municipais voltados à sustentabilidade urbana, descarbonização do transporte público e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

A visita reforçou a cooperação técnica entre São Paulo e Copenhague, formalizada em 2024, que busca promover a troca de experiências e o desenvolvimento de soluções conjuntas para tornar as cidades mais resilientes e sustentáveis. A cooperação concentra suas ações na Bacia Hidrográfica de Guavirituba, região vulnerável aos efeitos das mudanças climáticas, e tem como objetivo promover eficiência energética, reduzir emissões e ampliar as oportunidades de empregos sustentáveis nas áreas mais impactadas da cidade.

Durante a agenda, Weiss acompanhou uma apresentação sobre a política de descarbonização da frota de ônibus da capital e conheceu um dos modelos elétricos atualmente em operação, representando o compromisso de São Paulo em reduzir emissões e modernizar o transporte público.

O prefeito dinamarquês também se reuniu com o prefeito Ricardo Nunes na Central de Monitoramento do Smart Sampa, onde conheceu o funcionamento do maior sistema de monitoramento urbano da América Latina, com mais de 40 mil câmeras integradas. Embora o tema da segurança pública não integre diretamente o escopo da cooperação, a visita destacou o uso da tecnologia e da inovação na gestão de grandes cidades.

A comitiva visitou ainda a Coopercaps, cooperativa de reciclagem localizada em Jurubatuba, referência em gestão de resíduos e inclusão produtiva, e acompanhou ações ligadas ao eixo de empregos verdes. Em seguida, Weiss esteve no Parque Linear Cantinho do Céu, projeto de urbanização integrada e recuperação ambiental às margens da Represa Billings, que é uma das áreas de referência para as ações da cooperação voltadas à adaptação climática.

A agenda também incluiu uma visita à EMEI Janete Clair, onde o prefeito de Copenhague participou de atividades de educação ambiental desenvolvidas com crianças da rede pública. No local, Weiss plantou uma árvore ao lado da diretora da escola e representantes das equipes técnicas da parceria, simbolizando o fortalecimento dos laços entre as duas cidades e o compromisso conjunto com um futuro mais verde e sustentável.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.