Especialista em urbanismo abordou temas como cuidados e ações de preservação ambiental
No último dia 15, a associação de moradores Sociedade dos Amigos da Vila Sônia, realizou uma palestra ministrada pelo urbanista e especialista em mercado imobiliário Luiz Castro, sobre valorização imobiliária através de cuidados com bairros, ruas e a cidade. O evento, que aconteceu no auditório do Palácio Tangará, contou com a presença de autoridades, empresários, representantes de associações locais e personalidades.
Luiz Castro destacou a importância da preservação dos parques existentes em decorrência da prática de exploração dessas áreas verdes como arena de shows e grandes eventos. Ele enfatizou especialmente Parque Burle Marx, que tem área de preservação ambiental, fauna e flora exóticas, além de jardins e imóvel tombado pelos órgãos de preservação do patrimônio histórico e cultural. Carlos engaja na luta contra os eventos com capacidade para até 10.000 pessoas que são oferecidos pela fundação Aron Birman, responsável pela preservação do parque.
A plenária também levantou outras questões como a construção de um batalhão da Polícia Militar em um terreno na Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini, que também tem gerado polêmicas sobre a captação de recursos e instalação de moradores.
O ponto culminante do evento foi a discussão sobre a nova sede do governo estadual. Com a saída do Palácio do Governo do bairro do Morumbi, surge a preocupação com o espaço ocioso que ficará na região. A mesma aflição aconteceu quando a sede deixou o centro de São Paulo e veio ao Morumbi para valorização do bairro. Atualmente, a área da antiga sede do governo nos Campos Elíseos enfrenta problemas graves como a Cracolândia.
Participantes como Mário Nogueira, fundador da Morada e membro da diretoria do Conseg Brooklin, exaltaram a importância dos pontos levantados na palestra. “Como empresário e voluntário atuante em questões ligadas à qualidade de vida nos bairros, eu encontrei no Luiz um verdadeiro porta-voz para estes tópicos tão essenciais e ao mesmo tempo tão negligenciados até pelos próprios moradores dos bairros. Leis de zoneamento e seus impactos, zeladoria, valorização imobiliária, uso dos espaços públicos, aplicação do dinheiro público nessas questões. Quase ninguém é tão articulado, informado e atuante (inclusive com presença constante junto ao legislativo) quanto o Luiz Castro”, comentou.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br