Paço das Artes inaugura exposição “E o palhaço, quem é!?”, que reúne obras de mais de quarenta artistas

0
502
Foto: Marcelo Estevão

 Com curadoria de Renato De Cara, mostra apresenta imagens de palhaços em pinturas, fotografias, cartazes, desenhos, objetos e ilustrações de procedências variadas, performances e outras mídia


No dia 02 de fevereiro, o Paço das Artes inaugurou sua mais nova exposição, “E o palhaço, quem é!?”, que fica em cartaz até 31 de março. A mostra, que abre o calendário de 2024 da instituição, tem curadoria de Renato De Cara e reúne obras de mais de trinta artistas. São imagens icônicas de palhaços reproduzidas em fotografias históricas e anônimas, em pinturas de jovens irreverentes e contemporâneos, retrabalhadas como objeto de arte por grandes nomes do campo, questionando valores e empatia.

A partir de uma pesquisa entre novos e consagrados artistas, acervos históricos e contemporâneos, a curadoria do Paço das Artes – instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo – adapta um antigo refrão da música popular para reunir significativo número imagético alusivo ao tema, em âmbito nacional. A exposição traz trabalhos que transitam entre uma linguagem sarcástica e infantil, incluindo pinturas, fotografias, cartazes, desenhos, objetos e ilustrações de procedências variadas, performances e outras mídias.

“Essas imagens icônicas de palhaços atualizam o tema e questionam a empatia e outros valores. Sendo a figura caricata um elo entre o espetáculo e a vida, enfrentamos e extrapolamos o cotidiano. Tendo o ambiente do circo a ilusão como única realidade, os excessos e incômodos da personagem se reafirmam no contexto do grotesco. O riso tem a vantagem de conectar as pessoas, ao contrário da tensão, que nos afasta e repele.

Sendo a figura caricata um elo entre o espetáculo e a vida, enfrentamos e extrapolamos o cotidiano além dos limites. Tendo o ambiente do circo a ilusão como única realidade, os excessos e incômodos do personagem se reafirmam no contexto do grotesco.”

“E o palhaço, quem é!?” | Artistas

Alex Carrari; Alex Josias; André Arruda; André Bontorim; Binário Armada; Bruno Novaes; Caio Rosa; Charles Cunha; Delfina Reis; Dora Longo Bahia; Douglas de Souza; Erick Martinelli; Felipe Bittencourt; Evandro César; Guy Veloso; Jaca; Jennifer Glass; João Farkas; João Szwec; José Narciso; Juan Esteves; Laura Lima; Leo Sombra; Leonardo Perin; Liana das Neves; Luís Só; Luiz83; Marcelo Cipis; Mari Ra; Nilda Neves; Oswaldo Ruivo; Paula Scavazzini; Rico Lins; Rodrigo Andrade; Suellen Estanislau; Thiago Honório; Uberê Guelé; Ulysses Bôscolo; Véio; Vera Goulart; Vulcanica Pokaropa.

Serviço
Abertura: 02.02, às 17h
Data: de 02.02 a 31.03.2024
Horários: de terça a sábado, das 11h às 19h; domingos e feriados, das 12h às 18h
Endereço: Paço das Artes – R. Albuquerque Lins, 1345 – Higienópolis
Ingresso: gratuito
Classificação indicativa: 14 anos


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.