Outubro contará com dois passeios noturnos no Cemitério da Consolação

0
2055

O passeio mensal, que é uma parceria entre Consolare e os projetos “O que te assombra?” e Reconheça São Paulo, já reuniu mais de 250 pessoas nas suas duas primeiras edições


Os passeios noturnos no Cemitério da Consolação estão de volta em outubro, mês que contará com, não apenas uma, mas duas oportunidades para os interessados em descobrir a história, arte e cultura presentes na necrópole por uma perspectiva diferente das já tradicionais visitas.

Após a surpreendente demanda das duas primeiras edições do passeio, realizadas em agosto e setembro, que resultou em ingressos esgotados em tempo recorde, a Consolare e o projeto “O que te assombra?” convidam o público para participar das próximas experiências que acontecerão no dia 13 de outubro, uma sexta-feira 13, e no dia 31 de outubro, em celebração ao Dia de los Muertos, entre 19h e 21h30.

Os passeios são gratuitos, mas é necessário reservar ingresso. Neste site, os interessados no passeio do dia 13 poderão reservar seus ingressos a partir das 19h desta terça-feira (10). O link de reserva do passeio do dia 31 será divulgado no Instagram do “O que te assombra?” no dia 26/10. Os passeios possuem limite de 130 visitantes por data.

Fundado em 1858, o Cemitério da Consolação é um importante marco histórico e cultural da cidade de São Paulo. Mais do que um local de repouso, ele é um museu a céu aberto, repleto de histórias cativantes e figuras notáveis que ajudam a contar a história da cidade.

Procura pelo público:

  • No passeio de agosto, os ingressos se esgotaram em apenas 2 horas, reunindo cerca de 130 entusiastas da história e da cultura local.
  • Em setembro, a demanda foi ainda maior, com os 100 ingressos disponibilizados online tendo se esgotado em 15 minutos. Como resposta à grande procura, foram abertos 30 ingressos extras na véspera do passeio, que também se esgotaram rapidamente, em apenas seis minutos.

Formato do passeio:

Conduzido por Thiago de Souza, idealizador do “O que te assombra?”, e pela historiadora Viviane Comunale, o passeio gratuito conta também com a presença de um guia turístico indicado pelo projeto Reconheça São Paulo, para o apoio dos participantes durante o evento.

Durante o tour, os visitantes terão a oportunidade de percorrer os túmulos de ilustres personalidades que desempenharam papéis significativos na história do Brasil e da cidade de São Paulo. Entre os nomes presentes no cemitério, destacam-se Luís Gama, poeta e jurista conhecido como patrono da abolição da escravidão; Líbero Badaró, médico, jornalista e patriarca da Imprensa Livre; e três membros do grupo dos modernistas: a pintora Tarsila do Amaral e os poetas Mário e Oswald de Andrade.

Serão abordados ainda aspectos sobre os milagreiros (santos populares) Antoninho da Rocha Marmo e Maria Judith, além de explorar a arte tumular de modo geral e protagonistas de lendas e cenas urbanas marcantes, como os irmãos “dos Reis”, envolvidos no triste episódio do crime do Castelinho da Rua Apa, e Dona Yayá, que viveu à margem de sua autonomia em um manicômio particular após sofrer interdição psiquiátrica.

Serviço: Passeios Noturnos no Cemitério da Consolação em outubro

  • Datas: Sexta-feira, 13 de outubro, e terça-feira, 31 de outubro, das 19h às 21h30
  • Onde: Cemitério da Consolação (R. da Consolação, 1660 – Consolação, São Paulo – SP)
  • Quanto: Gratuito – Doação voluntária de 1kg de alimento não perecível no dia do evento. É necessária a reserva prévia do ingresso. Os ingressos para o passeio na sexta-feira 13 podem ser reservados neste link. O link para reserva do passeio no dia 31 será divulgado no dia 26 de outubro no Instagram do “O que te assombra?”. Há um limite de 130 ingressos por visita.

*Importante: em caso de chuva, a visita está automaticamente cancelada.


 SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.