14.9 C
São Paulo
quinta-feira, 30 junho, 2022
Mais

    ARTIGO | Os desafios do mercado de trabalho pós-pandemia

    Mais lidas

    Não é de hoje que a classe trabalhadora, principalmente das regiões periféricas, vem sofrendo com o fechamento dos postos de trabalho em todas as regiões do Brasil. Isso ocorre por diversos motivos, entre eles: A falta de qualificação, automação dos postos de trabalho, fechamento de diversas empresas, redução de investimentos em setores estratégicos, situação econômica do país, problemas econômicos mundiais e nestes últimos 2 anos, a pandemia do CORONAVÍRUS (Covid-19).

    Os jovens das periferias são os mais afetados pela falta de qualificação profissional, o baixo investimento na educação (principalmente no estudo técnico), a omissão de políticas públicas e a falta de um olhar diferenciado das empresas à juventude do nosso país contribuem para esse problema.

    Como agentes públicos e representante do povo, temos o dever de criar e implementar políticas públicas para a população, tendo um olhar diferenciado para as camadas mais vulneráveis da sociedade. A desigualdade social já faz da periferia um deserto de oportunidades, entretanto, o poder público em parceria com empresas de pequeno, médio e grande porte, deve agir o mais rápido possível, planejando e criando oportunidades para a recolocação profissional dos trabalhadores no mercado de trabalho.

    Como vereador da cidade de São Paulo, apresentei na Câmara Municipal, um Projeto de Qualificação e Requalificação Profissional (O QUALISAMPA), cujo objetivo é promover a qualificação social e profissional, principalmente nas comunidades periféricas de toda a cidade. Serão oferecidos cursos nas seguintes áreas: atendimento ao público, artesanato, beleza, construção civil, indústria, hotelaria, gastronomia, gestão de comércio e serviços, informática, teleatendimento, confecção, segurança, saúde, entre outras áreas.

    Com as transformações sociais, teremos grandes desafios pela frente e precisamos criar novos nichos de atuação para a classe trabalhadora nesta “Nova Revolução Tecnológica” do século XXI.

    Dr. Sidney Cruz é vereador de São Paulo e filiado ao partido Solidariedade.


    SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

    Leia mais

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    - Patrocinado -

    Últimas