Ônibus será gratuito nesta quinta-feira (25) para a população aproveitar o feriado de aniversário da cidade

0
189

O feriado de aniversário de São Paulo terá passagem gratuita nos ônibus para a população aproveitar a data com economia. O “Domingão Tarifa Zero – explore, descubra, viva São Paulo” estará em vigor na quinta-feira (25) e também no domingo (28). Implantada em 17 de dezembro, a medida tem o objetivo de incentivar o uso do transporte público aos domingos, quando a população pode aproveitar a cidade, tendo mais acesso ao lazer, parques, centros esportivos e eventos culturais, além de melhorar a economia e a oferta de empregos.

Os passageiros precisam usar o Bilhete Único: a tarifa não será cobrada no validador. Quem não tiver, o cobrador ou o motorista irá liberar a passagem pela catraca. Quem ainda não tem o Bilhete Único, basta pedir no site bilheteunico.sptrans.com.br. O primeiro bilhete é gratuito.

Neste feriado, os parques municipais funcionarão normalmente. O Programa Recreio nas Férias também manterá suas atividades. Outras opções de lazer serão as avenidas Paulista e Liberdade, que estarão abertas somente para pedestres.

Os Centros Esportivos Municipais e a maior parte das Casas de Cultura da cidade também estarão com as portas abertas.

Resultados

O Domingão Tarifa Zero foi anunciado pelo prefeito Ricardo Nunes no dia 11 de dezembro do ano passado e começou a valer no dia 17, com grande adesão da população.

A média de passageiros no primeiro mês do Programa (sem feriado prolongado) foi de 2,8 milhões. Já a média de usuários em janeiro de 2023, quando o programa não existia, foi de 2,1 milhões de pessoas utilizando o transporte público. Isso significa 33% de crescimento da demanda.

Tira-dúvidas

Saiba como usar o Domingão Tarifa Zero:

Como funciona o Domingão Tarifa Zero nos ônibus?
Viajar nos ônibus municipais da cidade de São Paulo será gratuito em todos os domingos para todos os passageiros das 0h às 23h59.

Todo mundo tem direito à gratuidade nos ônibus aos domingos?
Todos os passageiros terão direito a gratuidade nos ônibus municipais da cidade de São Paulo.

Qual horário terá validade?
O Domingão Tarifa Zero abrange todo o domingo, das 0h às 23h59.

Preciso usar o Bilhete Único?
Sim. Os passageiros terão que usar o Bilhete Único. A catraca vai funcionar e será necessário encostar o Bilhete Único no validador, mas a tarifa não será cobrada.

O turista não terá direito aos ônibus gratuitos por não ter Bilhete Único?
Terá! Todos têm direito à gratuidade. Quem ainda não tem o Bilhete Único terá o acesso liberado pelo motorista ou cobrador. Mas o primeiro bilhete é gratuito, basta pedir no site bilheteunico.sptrans.com.br.

Os trens, Metrô e ônibus intermunicipais entram no programa?
O Domingão Tarifa Zero é válido para os ônibus municipais da cidade de São Paulo, não engloba o transporte sobre trilhos ou o sistema intermunicipal.

Ao usar o Bilhete Único, eu terei direito à integração com os trilhos?
Não. O desconto na integração vale apenas para tarifas pagas. Desta forma, não há desconto na integração aos domingos, já que os ônibus serão gratuitos.

Vou poder usar quantos ônibus?
Quantos você quiser!! O Domingão Tarifa Zero permite que o passageiro realize quantas viagens quiser ao longo do domingo, utilizando o Bilhete Único comum.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.