Ocupação Gonzaga no Centro Cultural Santo Amaro

0
1106

Programação especial no Centro cultural Santo Amaro (CCSA) em homenagem a Luiz Gonzaga


A Ocupação Gonzaga comemora o aniversário de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, uma das mais completas, importantes e criativas figuras da música brasileira. Que pavimentou o caminho para o surgimento da música tipicamente nordestina, eminentemente popular. A ele é atribuída a invenção da célula básica – trio de forró – sanfona, zabumba e triângulo. Além do baião, trouxe diversos gêneros musicais como o xote, o xaxado, o chamego, o arrasta pé bem como as toadas, sambas e até choros. Não por acaso, o dia de seu aniversário, 13/12, foi instituído como o dia Nacional do Forró.

Sexta-feira (10/12), 18h ensaio aberto do coletivo Espalha Graça do Forró com a cantora Vanu Rodrigues e 19h o show “Deu jazz no forró” com Tony Jazz Band que traz a fusão do forró e o do jazz, com repertório que presta grande homenagem instrumental à Gonzaga. Espalha Graça do Forró é um coletivo criado com o intuito de gerar oportunidades culturais para mulheres artistas e produtoras. Ambos os shows serão no Teatro Leopoldo Froés instalado no CCSA – Centro Cultural Santo Amaro. Classificação livre; evento gratuito.

Sábado (11/12), 16h, no Saguão do CCSA – Centro Cultural Santo Amaro, o coletivo Repentistas Amigos de SP trará os cantadores Adão Fernandes e Andorinha para uma cantoria de repente inspirada na memória nordestina dos que de lá vieram e vivem em São Paulo. O repente vem acompanhado da comemoração do aniversário do repentista Adão Fernandes, um dos fundadores do coletivo e artista muito atuante na região de Santo Amaro. Classificação livre; evento gratuito.

Sábado, (11/12), 16h, no Saguão do CCSA estará a exposição Cordel na Pauliceia com acervo dos autores residentes na cidade Cacá Lopes, Chico Costa, Cleusa Santo, EdiMaria e Varneci Nascimento, dentre outros. Os cordelistas recitarão cordéis e será lançado o livro em cordel Bahya, de Cleusa Santo. Classificação livre; evento gratuito.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.