Intervenção ligada ao prolongamento da Avenida Dr. Chucri Zaidan prevê túnel de 800 metros, corredor de ônibus e nova conexão cicloviária
A construção do novo túnel da Av. Cecilia Lottenberg segue em andamento na Zona Sul da capital. A obra faz parte do prolongamento da Avenida Dr. Chucri Zaidan e está inserida na Operação Urbana Água Espraiada. A intervenção representa um marco estratégico para o desenvolvimento da região e da mobilidade do bairro.
A estrutura, que tem previsão de entrega para o primeiro semestre de 2027, compreende a construção do túnel, com cerca de 800 metros de extensão, duas faixas por sentido, passeio para pedestres e saídas de emergência. Os trabalhos também contemplam a implantação de corredor de ônibus, enterramento das redes aéreas, paisagismo e melhoramentos nos trechos já existentes da via.
Por fim, ainda há a implementação de uma nova rampa cicloviária de acesso à Ponte Laguna, que busca incentivar a mobilidade ativa, além de fortalecer a conexão entre diferentes modais de transporte.
Em nota, a Prefeitura informou que as obras atualmente estão na “execução das lamelas e a concretagem da laje superior do túnel, no trecho entre a Praça Embaixador Cyro de Freitas Valle e a Avenida Alexandre Dumas. Além disso, segue em execução a implantação da rampa cicloviária da Ponte Laguna, com conclusão prevista para agosto. Há previsão de liberação da área da Praça, com recomposição do viário, até o final de julho”.
A construção tem gerado desvios no trânsito da região e causado algumas dificuldades de locomoção que têm incomodado os moradores. Com relação a isso, a nota reforça que “por se tratar de uma obra subterrânea de grande porte, com escavações profundas, uso de equipamentos pesados e contenções estruturais, é necessária a interdição temporária da via, medida indispensável para garantir a segurança de todos. As medidas técnicas e operacionais adotadas incluem plano de desvio de tráfego, sinalização temporária, isolamento das áreas de intervenção, organização de rotas alternativas e controle de acessos conforme as etapas da obra”.
A extensão da interdição segue entre as ruas Verbo Divino e Alexandre Dumas, na Chácara Santo Antônio. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) monitora o trânsito nas imediações e orienta que os motoristas respeitem a sinalização e as orientações dos agentes de trânsito; evitem pedir informações diretamente nas frentes de obra, para não comprometer a fluidez e a segurança viária; e optem por caminhos devidamente sinalizados e seguros.
Por Giovanna Bicalho
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

