Obras de túnel na Sena Madureira geram polêmica e processos judiciais

0
240
Foto: Google Street View

As obras foram paralisadas por decisão judicial; prefeito declara que irá recorrer

As obras do Complexo Viário Sena Madureira, projeto iniciado em setembro pela Prefeitura de São Paulo, estão em debate na região. O Ministério Público de São Paulo determinou a suspensão das obras de construção de um túnel que faria parte do complexo. A iniciativa tem mobilizado ambientalistas, moradores e outros setores da sociedade civil contra as obras, que preveem a remoção de duas comunidades de baixa renda que vivem no local e a destruição de um corredor verde entre os parques Ibirapuera e da Aclimação, além de questionamentos sobre a existência de uma nascente natural no local.

A primeira paralisação foi expedida no dia 7 de novembro pelos promotores da capital Moacir Tonani Junior, da Habitação e Urbanismo, e Carlos Henrique Prestes Camargo, do Meio Ambiente. No dia 14, a Justiça de São Paulo manteve a decisão e determinou novamente a paralisação da obra e o corte de árvores na Rua Sena Madureira, na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo.

Para o Ministério Público, são necessários novos estudos técnicos que dimensionem a intervenção, nos campos “socioambientais e urbanísticos”. A rua Sena Madureira tem trânsito intenso, ligando a região da vila Mariana ao Parque Ibirapuera e outras ruas que levam à Marginal Pinheiros. 

A Secretaria de Mobilidade e Trânsito da capital informa que a obra “respeita todas as exigências relativas a questões ambientais”. O órgão diz que obteve autorização da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente para arrancar 172 árvores da área, “sendo preservadas as demais 362 árvores existentes no local”. 

O assunto voltou à tona pois, no dia 23, foi divulgado que um estudo ambiental entregue pela Prefeitura tem trechos copiados de um documento de 2009, além de outro estudo para a canalização do córrego Itaquera. O Prefeito Ricardo Nunes afirmou, em evento na Zona Norte, que cumprirá a decisão judicial, mas irá recorrer.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.