O Obelisco terá 17 bandeiras do Brasil, 17 do Estado de SP, uma do município e outra dos personagens da Revolução Constitucionalista de 1932. A iniciativa faz parte do projeto Embandeirando São Paulo
Nesta quarta-feira (23/01), a Associação Eu Amo o Brasil (EAB), vai hastear 36 bandeiras no Obelisco do Ibirapuera. Serão 17 bandeiras do Brasil, 17 do Estado, uma do município e outra dos personagens da Revolução Constitucionalista de 1932.
A EAB, que não tem fins lucrativos, tem o objetivo de “contribuir com o desenvolvimento da educação para a cidadania e a consciência cívica dos brasileiros”.
“Vamos aproveitar as comemorações dos 465 anos de São Paulo para doar as bandeiras ao Obelisco Mausoléu aos Heróis de 32, também conhecido como Obelisco do Ibirapuera, maior monumento da cidade e ícone da Revolução Constitucionalista de 1932, importante acontecimento em prol da democracia no país, e incorporar ao local o maior símbolo de representatividade da Nação”, afirma José Marcelo Braga Nascimento, presidente da EAB.
O evento terá palestras sobre a cidade na área interna do monumento, com a participação de representantes do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo e da Academia Paulista de História. As atividades são gratuitas e abertas ao público e acontecem até às 12h30.
O monumento é projeto do arquiteto ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili e abriga os restos mortais dos ex-combatentes da Revolução Constitucionalista de 32, dos estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo e guarda registros históricos do que aconteceu naquele período. A arquitetura diferenciada conta com três capelas construídas sem paredes ou divisórias.
A manutenção e troca das bandeiras será feita pela Associação Eu Amo o Brasil.