19.5 C
São Paulo
quarta-feira, 29 junho, 2022
Mais

    OAB Santo Amaro completa 39 anos de existência

    Mais lidas

    Com 12 mil inscritos, a OAB Santo Amaro é a maior Subseção da capital paulista, abrangendo 43% do território paulista, e chega aos 39 anos com destaque por propiciar conhecimento jurídico à população


    A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) completa 90 anos de existência em 2020. São mais de um milhão e duzentos mil advogados em todo o Brasil, sendo que mais de 326 mil atuam no Estado de São Paulo.

    Desses 326 mil, 12 mil advogados estão inscritos na 102ª Subseção da OAB no Estado de São Paulo. A 102° Subseção, localizada em Santo Amaro, completou 39 anos em 2020.

    Com 12 mil inscritos, a OAB Santo Amaro é a maior Subseção da capital paulista, abrangendo 43% do território paulistano e a 2ª maior do Estado de São Paulo. A cidade de São Paulo tem ainda Subseções nos bairros do Ipiranga, Jabaquara, na Lapa, em Nossa Senhora do Ó, Pinheiros, Santana, São Miguel Paulista, Tatuapé e na Vila Prudente.

    De acordo com a presidente da OAB Santo Amaro, a Subseção se destaca por beneficiar a economia da região Sul e propiciar conhecimento jurídico à população.

    “Pela existência da OAB existem várias universidades de Direito na região Sul, o que atrai comércios. Então alavancamos o comércio e levamos à população da Zona Sul uma possibilidade de profissão e também o entendimento do Direito como, por exemplo, com a Comissão OAB Vai à Escola, com cursos de cidadania, com conhecimento básico de Direito e auxiliamos as causas da região. A OAB Santo Amaro é uma peça fundamental para a região e se conecta as outras instituições”, diz a Dra. Lisandra Gonçalves.

    Drª Lisandra Gonçalves

    No cargo de presidente desde 2015, e já em seu segundo mandato, Lisandra Gonçalves é a primeira mulher na gestão da 102ª Subseção, que entre os 12 mil advogados tem mais de cinco mil mulheres, segundo o site da OAB São Paulo. De acordo com a presidente, estar no cargo é uma questão de representatividade e trouxe às mulheres advogadas mais interesse em participar dos assuntos da OAB.

    “Hoje, mais da metade de coordenadores de comissões são mulheres. Eu ir para a presidência trouxe o norte para as mulheres advogadas de que é possível administrar nossas vidas privadas, sermos profissionais e atuar na instituição”, afirma.

    Durante a pandemia da Covid-19, enquanto a maior parte da população teve de se adaptar com o trabalho online, a OAB Santo Amaro já estava acostumada com o mundo digital. “Nós tivemos uma grande vantagem porque já tínhamos um trabalho no mundo digital, então, no momento em que começou a pandemia só convertemos o presencial, como as palestras e solenidades de entrega de carteira para o virtual. Os modelos de palestras e cursos até acho que vamos continuar no virtual porque a adesão foi maior. Tivemos um contato frequente com os advogados, colaboradores e comissões. Conseguimos adequar a nossa vida para o virtual para não deixar de oferecer os serviços aos advogados”, explicou a presidente.

    Trabalhando em casa então, os advogados também se voltaram às causas sociais. A Subseção criou uma campanha online para arrecadar doações para a Santa Casa de Santo Amaro, uma ação solidária com idosos instalados em casas de repouso e uma atividade especial no Dia das Crianças.


    SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

    Leia mais

    2 COMENTÁRIOS

    1. Faço parte dessa subseção e posso afirmar que trata-se de um trabalho sério e recompensador! Parabéns a essas pessoas tão maravilhosas que nos representam, a Exemplo da Dra. Lisandra, nossa presidente e Dr. Fanti nosso vice presidente, por tão grandes feitos!

    2. Conheci a OAB SANTO AMARO em 1999 quando comecei a estagiar e sofrer nos balcões dos Fóruns de Santo Amaro, nas intermináveis filas. De lá para cá a evolução foi tão grande que supera as expectativas! Temos fóruns novos, Civil e trabalhista na região, uma conquista sem precedentes, temos também a Defensoria Pública na região e um grande número de advogados dativos que prestam serviço às populações carentes. Tudo ficou mais fácil e com o implemento de digitalização da justiça, na palma da mão. Tenho muito orgulho da OAB Santo Amaro, que, com a atual presidência aproximou os advogados tornando todos família santamarense!

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    - Patrocinado -

    Últimas