OAB Santo Amaro, AASP e CAASP realizam evento com atendimentos gratuitos na Subprefeitura Parelheiros

0
1479

Evento contou com atendimentos em unidades móveis, palestras e advogados de prontidão para atendimento


Na sexta-feira (14) a Subprefeitura de Parelheiros, no extremo Sul paulistano, abriu o seu espaço para que os munícipes da região mais afastada do centro da capital tivessem acesso aos serviços de advocacia, promovido pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Santo Amaro.

“Estamos trazendo serviços da CAASP [Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo] e da AASP [Associação dos Advogados de São Paulo], serviços que, por vezes, estão distantes do advogado da região. Esse suporte de cidadania, através da Secretaria de Direitos Humanos da Cidade de SP, através dos advogados ministrando palestras e tirando dúvidas jurídicas pra população”, declarou o Presidente da OAB Santo Amaro, Dr. Alexandre Fanti.

Para um clima mais descontraído, stands com vendas de roupas, acessórios, perfumes, livros e óculos estavam à disposição para deixarem os advogados e munícipes ainda mais elegantes quando saíssem da subprefeitura.

A van da Uniodonto realizou atendimentos com a dentista Carolina Lopes. “Levamos a unidade móvel por diversos pontos da capital realizando atendimentos e encaminhado os pacientes para consultas mais detalhados em unidades próximas de acordo com os diagnósticos”, disse.

A unidade Móvel LGBTQIA+ de Santo Amaro estava presente. Segundo Gisele Santos “os serviços oferecem assistência social, psicólogos e advogados que dão orientação jurídica”, garantindo maior conscientização com pessoas que não se assumem ou não abordam o tema. “Distribuímos camisinhas, lubrificantes, apostilas e um autoteste de HIV gratuito, que pode ser feito em casa com resultado em 24h”, finaliza.

A van da AASP desburocratizou processos de advogados e munícipes. “Fazemos digitalização de processos físicos, emissão de certificado digital e a venda de nossos produtos”, informou Alex Vieira e completa: “Nossos serviços são muito importante porque o advogado consegue fazer a digitalização de seus processos agilizando todo o trabalho.”

A Dona Rosa Maria, munícipe de Parelheiros, procurou um advogado previdenciário para entender mais sobre seus benefícios. “Vim saber sobre a aposentadoria. O advogado conversou comigo e passou as orientações que preciso para conseguir a aposentadoria. Trabalhei muito e estou dando esse passo agora”, comemorou!

A OAB Santo Amaro realizou também uma série de palestras informativas para a população. Dentre elas, a Dra. Camila Moura e o Dr. Roberto Pacheco Jr lembraram de alguns benefícios do INSS ao qual não são divulgados devidamente.

“Desde a reforma da previdência muito se fala que as pessoas não vão mais se aposentar, o que não é verdade. A reforma trouxe algumas regras que misturam idade e tempo de contribuição para garantir o acesso ao benefício previdenciário da aposentadoria”, disse Dra. Camila.

Dr. Roberto exemplificou um dos benefícios ‘ocultos’: “A indenização para as pessoas que sofreram acidente e tiveram uma capacidade reduzida para trabalhar. Se quebrar o braço, por exemplo, e ficar afastado do trabalho recebendo Auxílio-Doença. Se caso aconteça alguma lesão permanente, como limitação do movimento, o beneficiário terá direito a uma indenização do INSS, o Auxílio-Acidente, que é quando se tem condição de trabalhar, mas sem a mesma eficiência, e é um benefício que se recebe até a aposentadoria”, finalizou.

O Dr. Thiago Policaro, em sua palestra da ‘Comissão OAB Vai à Escola’, propôs uma reflexão sobre o momento político. “Seu voto tem um peso muito grande. Você escolhe sua parcela de poder a um representante. Somos representados por pessoas que vão agir em seu nome!”, explicou.

A Dra. Maria Cristina Pollán relembrou dos benefícios que os idosos possuem na Capital Paulista, de acordo com o Estatuto do Idoso de 2003. “Repassei uma cartilha com diversos links úteis para idosos.” Além do atendimento preferencial em filas de prestação de serviços, o idoso acima de 80 anos possui a preferência do preferencial.  “Outras prioridades estão nos processos judiciais, que são demorados e economizam tempo, e processos administrativos também, como atendimento da Prefeitura e Sabesp”, completa.

“Foi um evento completo que beneficiou o advogado, a advocacia da região e a população de Parelheiros”, finalizou Dr. Alexandre Fanti.

Van da AASP acelerou digitalização de processos
Clima de descontração depois das últimas palestras ministradas
A Van da Uniodonto pronta para atendimento

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.