O que simboliza o “Outubro Rosa”?

0
1354

A psicóloga Laura Gracia Valverde explica os principais conceitos sobre a campanha de prevenção contra o câncer de mama


Desde os anos 90 o Outubro Rosa é celebrado anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama. Esta campanha tem por objetivo alertar, não somente sobre o câncer de mama como também doenças do colo de útero, proporcionando acesso a serviços de diagnóstico, dando maiores chances à tratamentos, aumentando a redução de mortalidade.

O que é Câncer? É o nome dado para um conjunto de mais de 100 doenças que tem em comum o crescimento de células estranhas ao organismo, que invadem tecidos e órgãos desenvolvendo tais doenças.

Como prevenir a doença? Em primeiro lugar: o auto toque. A própria pessoa se toca e pode perceber se tem algum caroço nas mamas ou nos braços. Mesmo que nem todos sejam malignos, a única maneira de saber é consultando um médico, profissional da área.

Prevenir com antecedência: A partir dos 40 anos, a mulher deve procurar um consultório médico ou um centro de saúde para realizar exames a cada dois anos. Já entre 50 e 60 anos, ela deve consultar um médico a cada ano.

A importância da mamografia: A mamografia consiste em um aparelho simples que ajuda detectar o câncer bem cedo, consiste em um simples raio X.

A importância de se cuidar: Fazer a prevenção regularmente, ter uma alimentação balanceada, praticar exercícios de atividade física.

Essas são algumas dicas para manter-se saudável. Procure sempre a orientação de especialistas.


FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.