O que pode acontecer com a visão, caso seja atingida pelo álcool gel?

0
2255

Quando o olho sofre um trauma químico pelo álcool gel, a lesão vai depender muito da quantidade e do tempo de exposição do olho em contato com o agente agressor


Por: Dr. Wilson Obeid, oftalmologista do Hospital CEMA

O álcool gel é uma substância bastante utilizada atualmente na higienização das mãos e objetos, na tentativa de diminuir a propagação do vírus Covid-19. Geralmente é composto por álcool e água.

Classificamos as substâncias que causam danos para o olho como ácidos e álcalis. Os traumas químicos causados pelos álcalis são muito mais graves do que os ocasionados pelos ácidos. O álcool é considerado uma substância ácida.

Quando o olho sofre um trauma químico pelo álcool gel, a lesão vai depender muito da quantidade e do tempo de exposição do olho em contato com o agente agressor, isto é, quanto maiores a quantidade e o tempo, maiores as chances de sofrer lesões graves.
As alterações ocasionadas podem ser desde leves irritações, como olho vermelho e sensação de areia, até as mais graves, como ceratites ou úlceras de córnea.

O fato das alterações ocasionadas pelos ácidos serem mais leves se deve a uma reação química, na qual os ácidos levam a desnaturação e precipitação das proteínas na córnea, favorecendo um tamponamento tecidual, isto é, as proteínas se coagulam e formam uma barreira, impedindo que a substância atravesse a córnea e penetre no olho.

O tratamento para pacientes que tenham o olho atingido por ácido (álcool) ou álcali consiste na irrigação abundante e imediata durante 30 minutos com água limpa ou soro fisiológico. Esse procedimento ajuda a minimizar muito os danos causados.

Durante esse período, é recomendado ir ao pronto-socorro o mais rápido possível, para que seja feita uma avaliação dos danos e o tratamento efetivo, diminuindo as chances do desenvolvimento de lesões mais graves.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.