O que fazer com as crianças nas férias escolares?

0
378

Muito se discute no período das férias se as crianças e jovens devem seguir estudando ou se é o momento para que elas possam descansar a mente e realmente aproveitar. Há quem defenda a importância do “estudar um pouco todos os dias”. Mas há quem frise que é essencial deixar os estudos de lado e se divertir. Afinal, os alunos têm muitos compromissos, como línguas e esportes, além de cumprirem com a grade curricular da escola.

Eles recebem diversos estímulos ao longo do ano, portanto, este momento significa a suspensão de uma agenda, um período para esvaziar a mente. É importante que vivenciem algo diferente, que não seja de aprendizagem direta.

Existem diversas formas de tirá-los de casa, inclusive com suas famílias, para que não fiquem somente se entretendo com as telas que temos a mão, como TV, notebooks e celulares.

O ideal é fornecer para eles uma relação com o mundo de uma forma mais livre para que consigam fazer uma reflexão sobre o todo, de uma forma mais fluída e sensível. E isso é possível sem precisar ir longe, conhecendo a sua própria cidade. Existe uma São Paulo muito além dos muros da escola e dos condomínios onde moram.

Fazer um roteiro pelos parques, instituições culturais, museus ou até mesmo caminhar nas ruas e conhecer novos bairros, pode ser muito enriquecedor. E, aproveitar isto com os pais, irmãos, primos é ainda melhor, pois é neste momento que eles se conectam e criam uma cumplicidade.

O mais importante é que eles tenham novas experiências. Quando for ao MASP, por exemplo, é interessante caminhar pelos arredores também, observar os prédios, as pessoas que estão passando por ali, comer algo diferente. Tudo isso agregará mais do que continuar focado em livros e no que já é comum ao longo do ano letivo.


JOÃO GUEDES é Diretor Pedagógico da Escola Alef Peretz, com 27 anos de experiência em educação


FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: [email protected]

- Patrocinado -

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.