O Espaço arte, cultura & design e o artista e urbanista Sidney Meleiros Rodrigues, convidam para a exposição individual “PIX-AÇÔES”

0
1417

Mostra segue até o dia 20 do mês com entrada franca. A curadoria é de Celia Rachel


A relação entre a Arquitetura e a produção artística são a base para a produção do arquiteto e urbanista Sidney Meleiros Rodrigues para a atual exposição da série PIX-AÇÕES , no próximo dia 13 de Setembro com curadoria de Celia Rachel, no espaço arte, cultura & design.

O artista nos conta que num passeio a pé pelo Minhocão, numa tarde de sábado, reparou de forma mais atenta a um elemento que ocupa o cenário urbano há tempos e que abundava nos edifícios ao longo do percurso:” as pixações nas fachadas”. 

Diferenciando-se dos grafitis e outras formas de utilização das superfícies do espaço urbano, as pixações presentes no Minhocão e por toda a cidade de São Paulo intrigavam pela gramática fechada, hermética, em forma de código, formando grandes ou pequenos textos que se pareciam a hieróglifos contemporâneos. As pixações são uma manifestação muito contestada e desprezada pela população da cidade, sendo sua existência, quando não demonizada, invisível.

A série de pinturas apresentadas é a maneira que achei para registrar um evento real, que faz parte do nosso horizonte e que é pouco retratado como um dos elementos que compõem a cidade. O objetivo dessa série de pinturas é evidenciar a intervenção das pixações como impacto nas fachadas, sem pretensões de discuti-la sociologicamente, focando nos seus efeitos na moldura arquitetônica e como resultado estético singular.

Arquiteto e Urbanista pela FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo)  e artista plástico desde aos 18 anos, Sidney Ainda aos 16, ingressou na então recém fundada Escola Panamericana de Arte, tendo sido aluno do professor italiano Nico Rosso. Em 1972, foi selecionado para o Salão Paulista de Arte Contemporânea, participando com 3 obras.

Desde então, participou de pequenas mostras, apresentando obras de inspiração abstrata e figurativa, usando como técnica tinta acrílica sobre tela e aquarela/crayon sobre papel. Orientou seus temas influenciado pela atuação como arquiteto, sua principal ocupação ao lado da docência em Arquitetura, durante sua carreira profissional. Mesclou a pintura nos entremeios de sua atividade como arquiteto, nunca se afastando de referências do edifício, da paisagem urbana, dos objetos, das cores e volumes.

Rua Caconde, 234 – Jardim Paulista t.: 3884-8758

Visitação de 2ª. A 6ª feira, das 11h às 18h e aos sábados das 11h às 13h30.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.