O delírio coletivo de quem nega o Covid-19

0
1216

Já há algum tempo, não somente o Brasil mas o mundo tem presenciado um levante negacionista, ou seja, um movimento que tende a negar alguns fatos da realidade. O exemplo mais conhecido e propagado ultimamente é o de quem acredita que o planeta Terra é plano. Existem outros, como a negação do vírus da AIDS, do aquecimento global e, agora, do coronavírus.

O grande problema deste movimento é a sua cegueira. A maioria dos negacionistas afincos sofre de um delírio coletivo, isto é, uma convicção, errônea para a Ciência e para quem não é negacionista, mas aparentemente super verdadeira para quem defende o movimento. Não existe prova científica que os faça mudar de ideia, pois esta convicção não depende de fatos e dados, mas de crença, e não há nada mais forte para o ser humano do que crer em algo.

Não é difícil encontrar hoje alguém comentando sobre o coronavírus “eu não sei, você conhece alguém que esteja com o coronavírus? Parece que é coisa da mídia”. Isso é uma típica frase delirante. É verdade que se deve ficar atento às fake news, no entanto, esta dúvida extrapola o limiar da realidade, fazendo o indivíduo não aceitar os fatos do mundo, seja por estar vinculado a uma religião radical, uma ideologia ou uma figura pública.

É incrível e até mesmo absurdo como a humanidade avançou em tão pouco tempo no que tange à Ciência e tecnologia, porém regrediu ao primitivismo das crenças que promovem um delírio em ideologias ocas e pensamentos negacionistas.

Resta saber o quanto esses delírios coletivos cresceram, e isso, infelizmente, ficará muito claro após a pandemia do coronavírus. Afinal, quem nega uma situação mundial como essa não está cega somente para a sua morte como possibilidade, mas também cega para a morte de quem ela contagiar caso contraia o vírus.


LEONARDO TORRES é professor e palestrante, doutorando em Comunicação e pós-graduando em Psicologia Junguiana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.