Novembro Azul: saiba o que consumir para aumentar os cuidados com a saúde masculina

0
333

É fundamental ter uma dieta balanceada, consumir frutas, legumes e verduras em todas as refeições ao longo do dia e evitar alimentos ultraprocessados e gordurosos


A má alimentação está entre os fatores de risco para o desenvolvimento de várias doenças, entre elas o câncer de próstata, um dos tipos que mais mata homens no Brasil. Idade acima de 65 anos, histórico familiar, sedentarismo e excesso de peso são os outros.

A nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, cita o estudo publicado em 2021 pela Molecular Science, que mostra que manter uma alimentação rica em antioxidantes faz toda a diferença. “O licopeno dos tomates, o resveratrol das uvas roxas, o selênio das castanhas, a vitamina C das frutas e os fitoquímicos das frutas vermelhas atuam na proteção das células”, explica.

Outro fator importante é o equilíbrio entre os tipos de gorduras na dieta. A especialista explica que gorduras saturadas, como a das carnes e do leite, em excesso, assim como a falta das gorduras polinsaturadas, como a dos azeites, das azeitonas e dos peixes, podem favorecer o surgimento dos tumores.

A nutricionista observa que além dos cuidados com a alimentação, é preciso manter o peso e a composição corporal adequados. “Consumir proteínas em pequenas quantidades em todas as refeições favorece o equilíbrio da ingestão calórica, sem nos deixar com fome. Para isso, vale o consumo de queijos, iogurtes, ovos, patês e suplementos proteicos, como barras proteicas de qualidade para ajudar no consumo total adequado de proteínas”.

A nutricionista observa que além dos cuidados com a alimentação, é preciso manter o peso e a composição corporal adequados. A especialista lembra ainda a importância da atividade física regular nesse processo. ”Além de ajudar a manter o peso em dia, favorece a melhora da composição corporal através do ganho de massa muscular”, completa.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.