Notea humaniza pacientes diagnosticados com autismo em situação de vulnerabilidade

0
524

No Brasil, a estimativa é de 6 milhões de pessoas diagnosticadas com autismo; apenas no Estado de São Paulo a estimativa são de 460 mil casos

O Notea (Núcleo de Orientação para o Transtorno do Espectro Autista), que oferece tratamento humanizado em São Paulo Capital e Jandira-SP, para pacientes diagnosticados com autismo em situação de vulnerabilidade, foi fundado em 2020 pelo neurologista Abram Topczewski. Ele é avesso à ideia de se limitar a conscientização a um dia ou mês.

“Na verdade, entender a importância de integrar o autista é uma luta que independe de data, que precisa ser travada diariamente, com toda a família. Portanto, o 2 de abril é na verdade mais um dia para nos lembrarmos das pessoas com transtorno do espectro autista. Elas não podem ser esquecidas nunca”, alerta o médico.

“Grande parte dessas pessoas com o espectro impedem que os pais trabalhem, são pessoas de poder aquisitivo mínimo e a espera pelo SUS é enorme. Temos que expandir o tratamento humanizado que beneficie e envolva contato com neurologistas, psiquiatras, equipes de psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e outras formas de terapias”, afirma o doutor.

O TEA, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V, 2014), é caracterizado como um transtorno do neurodesenvolvimento, que afeta de forma persistente a comunicação e a interação social do indivíduo, associado a padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.

As características comuns do sujeito com TEA incluem rotinas rígidas, maior sensibilidade a estímulos sensoriais e dificuldade em regular e expressar emoções. Esses indicativos são passíveis de serem percebidos precocemente, logo na primeira infância, pois quanto mais cedo começarem as intervenções, maiores serão as possibilidades de melhorar a qualidade de vida da pessoa.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.