14.9 C
São Paulo
quinta-feira, 30 junho, 2022
Mais

    Morre o fundador do Grupo UNIP/Objetivo, o Professor Doutor João Carlos Di Genio, aos 82 anos

    Mais lidas

    Di Genio possuía uma das mentes mais brilhantes do Brasil, se formou em medicina após passar em 1º no vestibular da USP, mas seguiu carreira como professor, fundando o Colégio Objetivo e Univesidade Paulista – UNIP


    Na noite de sábado (12), o fundador da rede de ensino UNIP/Objetivo, o Professor Doutor João Carlos Di Genio, faleceu em sua casa, no bairro de Jardins, por causas naturais, quando estava próximo de completar 83 anos, no dia 27 de fevereiro.

    Di Genio foi uma das mentes mais brilhantes do século XX no Brasil. No início da vida acadêmica, em 1961, conseguiu passar em 1º lugar no vestibular de medicina em duas universidades, uma delas o vestibular mais concorrido do Brasil, da Universidade de São Paulo (USP), ao qual estudou e teve uma grande amizade com Drauzio Varella.

    Ainda estudante passou a dar aulas de física em curso preparatório para os vestibulares de medicina (CESCEM).

    Em dezembro de 1965, ele, alguns professores e colegas de faculdade de Medicina da USP decidiram abrir o próprio curso. Deram o nome de Objetivo.

    Desde então, devido ao grande sucesso dos alunos nos exames vestibulares, Di Genio formou-se médico, mas escolheu continuar como professor.

    Di Genio abriu o Colégio Objetivo em 1971 e as faculdades Objetivo em 1972. As faculdades se transformaram, em 1988, na Universidade Paulista-UNIP.

    Por ser portador de elevado QI, sempre se preocupou em cuidar das crianças superdotadas e/ou altamente habilidosas. Dizia que a inteligência e os talentos deveriam ser tratados como a riqueza de um país.

    Di Genio deu suporte e cuidou de crianças portadoras de variadas síndromes, que estudavam com os demais alunos. Ele sempre se empenhou para que as clínicas psicológicas da UNIP oferecessem todo o suporte e todo o atendimento a essas crianças tão especiais. 

    Di Genio valorizou a ciência, a tecnologia, a criatividade.

    Ele realizava pesquisas junto aos alunos, que demonstravam as próprias preocupações com o futuro do planeta e queriam desenvolver arte e ciência.

    Nas décadas de 1970 e 1980, Di Genio criou um Centro de Pesquisa e Tecnologia (CPT) e o Programa Objetivo de Incentivo ao Talento (POIT), com cursos de robótica, arte, criatividade, para crianças. Criou o Teatro-laboratório, que unia palco, tecnologia, arte e ciência. 

    Na década de 1980, abriu escolas em plena natureza, uma em Angra dos Reis-RJ (Escola do Mar); outra às margens do Rio Negro, no Amazonas, (Escola da Natureza); e outra no Lago Paranoá, em Brasília-DF. Os alunos passavam dias em barcos-laboratórios e andando em meio à natureza, para realizar pesquisas.

     Di Genio, em 1972, criou um festival de música (FICO), que dura 50 anos e projetou muitos artistas hoje consagrados.

    No início de 1990, ofereceu aulas por satélite a estudantes de todo o Brasil. Aulas por telefone, via ondas de rádio e pela internet foram recursos de ensino a distância utilizados pelo Objetivo desde a década de 1980.

     Em 2009, nasceu o Colégio Objetivo Integrado, pois os estudantes, que tanto se dedicavam aos estudos e participavam de olimpíadas científicas, pediam para ficar o dia inteiro na escola. Esses alunos conquistaram, ano a ano, os primeiros lugares no ENEM e nos vestibulares das melhores faculdades e universidades.

    Os alunos do Objetivo conquistaram mais 11 mil e 300 medalhas e prêmios em olimpíadas científicas, nacionais e internacionais.

    A UNIP, com tantos cursos em graduação e pós-graduação, em todas as áreas, abriu o Curso de Medicina em 2022.

    Era assim que João Carlos Di Genio gostava de ver a sua escola: cheia de estudantes, e com especial atenção aos talentos de cada um deles. A realização dos alunos o fazia sorrir e aplaudir. E servia de inspiração para que Di Genio e os professores da escola pudessem ajudar a concretizar os sonhos de cada um dos alunos.

    João Carlos Di Genio deixa esposa e três filhos adolescentes.

    Foto: Divulgação – UNIP/Objetivo


    SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

    Leia mais

    1 COMENTÁRIO

    1. É uma Faculdade de grande prestígio em São Paulo, e no Alto da Boa Vista em São Paulo, foi inaugurada uma unidade da UNIP.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    - Patrocinado -

    Últimas