Moradores se mobilizam para implantar rotatórias verdes no Alto da Boa Vista

0
870

Segundo a Associação dos Amigos do Bairro do Alto da Boa Vista, “a velocidade dos carros só têm aumentado e as rotatórias ajudarão no aumento da permeabilidade, na organização do trânsito e no respeito aos pedestres”


As vias do Alto da Boa Vista podem ganhar novas rotatórias verdes no próximo ano. A Associação dos Amigos do Bairro do Alto da Boa Vista (SABABV) realizou uma coleta de assinaturas para garantir interesse público na emenda destinada pelo vereador Police Neto (PSD), que vai financiar as obras.

A justificativa da SABABV para as novas rotatórias é que “o trânsito de passagem e a velocidade dos carros só têm aumentado e as rotatórias ajudarão no aumento da permeabilidade, na organização do trânsito e no respeito aos pedestres”.

Os locais das novas rotatórias são:

  1. Rua São José x São Benedito;
  2. Rua 9 de Julho x Com. Elias Zarzur;
  3. Rua da Fraternidade x Com. Elias Zarzur;
  4. Rua 9 de Julho x Rua Senador Vergueiro;
  5. Rua da Fraternidade x Senador Vergueiro;
  6. Rua da Paz x Ministro José Maria Alckmin;
  7. Rua 9 de Julho x Ministro Roberto Cardoso Alves;
  8. Rua da Fraternidade x Ministro Roberto Cardoso Alves.

Inicialmente, a emenda de R$ 40 mil beneficiaria apenas quatro pontos, porém, um novo valor de R$ 90 mil será investido nas oito rotatórias. “O recurso foi ampliado para incorporar 8 rotatórias, uma lista mais completa das necessidades”, informou a assessoria do vereador.

O bairro já tem esse tipo de rotatória que, segundo a SABABV, são os Cruzamentos Permeáveis Prontos. “A SABABV já adota sete rotatórias verdes no Alto da Boa Vista. Essas novas, a princípio, estão em responsabilidade da Prefeitura e iremos buscar parcerias privadas para manutenção delas”, explicou Pablo Campanhã, representante da SABABV.

Alguns dos endereços citados já tem tachões, que servem como rotatórias. A CET, contudo, precisa estudar e aprovar os locais para a implantação das rotatórias verdes.

A CET informou que “nos cruzamentos 1, 2, 4 e 5, já havia uma rotatória instalada, houve uma demanda da comunidade local, que veio através do CONSEG – Conselho Comunitário de Segurança – do Alto da Boa Vista, para que seja substituída por uma rotatória verde. Foi elaborado um projeto que aguarda implantação. Os cruzamentos número 3, 6 e 8, não possuem rotatórias, nem existem projetos.  No cruzamento 7 já existe rotatória. A CET ressalta que tem representantes em CONSEGs – Conselhos Comunitários de Segurança – de vários bairros e regiões da cidade de São Paulo, sendo que, em reuniões, seus participantes informam suas necessidades, e, dessa forma, a CET analisa, sempre tendo como objetivo a segurança do usuário da via. Caso alguma rotatória seja instalada através de emenda, a responsabilidade de manutenção passa a ser do município”.


FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.