Moradores da Zona Sul são os que menos utilizam apps de transporte, revela pesquisa

0
1181

Segundo a pesquisa “Viver em São Paulo: Mobilidade Urbana”, apenas 53% da Zona Sul utiliza apps de transporte, enquanto 78% dos moradores da Zona Oeste fazem uso desses apps


Moradores da Zona Sul são os que menos utilizam o serviço particular de transporte por aplicativo. Enquanto 78% dos moradores da Zona Oeste fazem uso desses apps, apenas 53% dos habitantes da Zona Sul utilizam esse serviço.

No total, cerca de 60% dos paulistanos utilizam o transporte por aplicativo para solicitar táxi ou transporte particular; 27% usam apps para verificar horários e itinerários dos ônibus; 12% alugam patinetes por aplicativos e 5% alugam bicicletas através dos apps. 

Esses dados fazem parte da nova pesquisa da Rede Nossa São Paulo sobre a mobilidade na capital paulista, com dados sobre tempo de deslocamento, preço da passagem, transporte público.

No geral, considerando ida e volta, o tempo médio diário de deslocamento para realização da atividade principal é de 1 hora e 47 minutos, 10 minutos a menos que no ano passado. Dos 800 entrevistados, mais da metade leva mais de duas horas para chegarem aos locais de suas atividades principais (trabalho, escola).

Para o jornalista Daniel Santini, precisamos entender a “mobilidade como direito, em contraposição à mobilidade como serviço”, disse durante apresentação da pesquisa.

Os moradores da Zona Sul e Leste, no entanto, registraram um tempo médio de deslocamento maior que o padrão apresentado. Quem mora na Zona Sul leva 1h51min para chegar ao destino de sua atividade principal e, os que vivem na Zona Leste demoram 1h54min no trajeto.

A boa notícia é que houve uma queda de 18 minutos no tempo total de todos os deslocamentos que os paulistanos fazem na cidade em apenas um dia. Em 2018, essa média estava em torno de 2h43min e agora registra 2h25min. Aqui na Zona Sul, o tempo médio de deslocamento total é de 2h27min.


FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.