Metrô e CPTM oferecem Bilhete Único com pagamento através de QR Code

0
674

Este novo bilhete é aceito em todas as estações e cada passagem tem o mesmo valor que o anterior: R$ 4,40.  É possível adquirir o Bilhete por um aplicativo e em máquinas de autoatendimento, nas estações. O Governo do Estado promete “mais rapidez e comodidade para quem utiliza o transporte sobre trilhos”


No fim do ano passado, Metrô e CPTM lançaram um novo jeito de pagar a tarifa para usar os serviços: através de um Bilhete Único com pagamento via QR Code.

A tecnologia foi testada em algumas estações durante o ano de 2020 e, daqui a um tempo, pode substituir o Bilhete Único tradicional. O Governo do Estado promete “mais rapidez e comodidade para quem utiliza o transporte sobre trilhos”. Cada passagem do Bilhete Único Digital QR Code tem o mesmo valor que o anterior: R$ 4,40.  

“Essa é a modernidade. Um sistema digital, mais rápido, mais eficiente, de menor custo e que também impede a fraude. Coloca o Estado de São Paulo dentro do patamar das principais regiões do mundo, sobretudo na Ásia, onde o sistema já é utilizado para facilitar o ingresso às estações de transporte”, afirma o governador João Doria.

Há duas maneiras de adquirir o Bilhete Único Digital QR Code:

  • Através do aplicativo TOP, com cartão de débito e crédito. Pelo app é possível comprar até 10 passagens por dia, sem prazo para expirar.
  • Em máquinas de autoatendimento, com cartão de débito. O bilhete é impresso para ser inserido na catraca e, mesmo sem data de validade, a recomendação é que sejam usados em até 72 horas para que o QR Code não seja rasurado.

Os Bilhetes Únicos Digitais QR Code só podem ser usados nas catracas sinalizadas, que tem a tecnologia de leitura do código. De acordo com o site do aplicativo TOP, todas as estações aceitam pagamento por Bilhete Único Digital QR Code.

“Essa tecnologia visa facilitar a vida dos cidadãos no dia a dia. Esse meio é usado para substituir ao bilhete físico usado atualmente e complementa os demais bilhetes”, disse o secretário Alexandre Baldy.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.