
Escolhas precisas transformam o coração da casa de acordo com as demandas da família
A marcenaria bem planejada é o ponto de partida para definir o espírito de uma cozinha. Seja minimalista, contemporânea ou clássica, as arquitetas Vanessa Paiva e Claudia Passarini, do escritório Paiva e Passarini Arquitetura, dizem que os materiais, acabamentos, tonalidades e a disposição escolhida traduzem a personalidade do projeto e impactam diretamente a vivência no ambiente. “Ela é uma estrutura vital no ambiente”, afirma Claudia.
As profissionais enfatizam que o projeto atua como uma solução multifuncional que organiza, integra e, muitas vezes, disfarça elementos estruturais da cozinha. Com a marcenaria, é possível embutir eletrodomésticos – casos de cooktop, forno, geladeira, micro-ondas e lava-louças –, e proporcionar as áreas de armazenamento de acordo com as requisições do cliente.
Para garantir a conservação ao longo dos anos, é importante investir também em ventilação adequada, evitar o contato direto com a água, realizar a limpeza com pano levemente úmido e produtos neutros, além de proteger os móveis da incidência solar direta. Ferragens e dobradiças também merecem atenção periódica para manter seu desempenho e integridade.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br