Loja de doações é inaugurada no Boavista Shopping, em parceria com o Grupo Sul News

1
1245

A proposta da Loja do Bem é expressar solidariedade: ao invés de ir comprar roupas, o cliente vai doar roupas, sapatos, cobertores, alimentos, itens de higiene e limpeza. Todas as doações serão encaminhadas para pessoas em situação de rua e instituições sociais que atuam na cidade de São Paulo


“Aqui a moda é ajudar quem mais precisa”: este é o conceito da Loja do Bem, inaugurada na última quarta-feira (30) no Boavista Shopping, numa parceria com o Grupo Sul News.

Com a intenção de ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade em um dos momentos mais difíceis da história econômica e social do país, a Loja do Bem não é uma loja comum: ao invés de ir comprar roupas, você vai doar.
“O cliente está acostumado a entrar numa loja para gastar e sair com produtos. A proposta da Loja do Bem é de o cliente deixar alguma coisa, ele mesmo montar a loja e sair com a satisfação de poder ajudar o próximo. E isso é gratificante porque o cliente se sente parte do processo e ainda vai ver sua doação exposta em um manequim ou cabide, dentro de uma loja. Pensando justamente nesse momento difícil que a gente está vivendo, imaginamos que todo mundo sofre, mas as ONGs que dependem de doações sofrem muito mais. O Boavista Shopping tem o compromisso de abraçar essa causa, chamar a atenção do público e convidá-lo a reflexão e à ação”, explicou Eliane Oliveira, coordenadora de Marketing do Boavista Shopping.


Peças que estão encostadas no guarda-roupa ou que não servem mais nas crianças, roupas e sapatos que não fazem mais o seu estilo: todos esses itens podem vestir e calçar uma família, pessoas em situação de rua ou quem é atendido por projetos sociais. Alimentos e itens de higiene também são bem-vindos na Loja do Bem que vai ajudar instituições sociais que atuam na cidade de São Paulo. Nos primeiros dias da loja, 30 cestas básicas já foram doadas pelo candidato a vereador Marcelo Messias (MDB).

“A Loja do Bem nasce com a proposta de ser um polo arrecadador de doações para comunidades carentes. As entidades sociais estão nas áreas periféricas e aqui na região de Santo Amaro, por ser um polo comercial e empresarial, existem pessoas que moram na região e querem doar, mas não conhecem essas entidades, porque elas estão justamente na periferia. Como o Grupo Sul News tem um elo muito forte com as ONGs e sabe exatamente onde estão cada uma delas, a gente quer, em parceria com o Boavista Shopping, ser esse polo arrecadador. Já temos 11 entidades cadastradas, mas a ideia é que o projeto cresça no passar dos meses e a gente amplie o número de participantes. Agora, todas as ONGs são da Zona Sul, mas o projeto não é regional. A gente quer ajudar pessoas, seja lá onde elas estiverem”, explicou Rafael Rodrigues, diretor do Grupo Sul News e coordenador da Loja do Bem.

Rafael Rodrigues, diretor do Grupo Sul News e coordenador da Loja do Bem, com o rapper Lucky Poesia Gangster

A inauguração da Loja do Bem contou com a participação do rapper Lucky Poesia Gangster. “Ajudar as pessoas sempre é bom. O Shopping é uma referência, ainda mais na Zona Sul de SP, em Santo Amaro, que é um lugar muito movimentado, é uma vitrine muito boa. É um acesso total para várias classes [econômicas], então acho que esse é o foco: você colocar um projeto importante e dar acesso a todo mundo”.

Direto da Zona Leste da capital, o youtuber Bronks refletiu sobre a importância da solidariedade. “Eu soube do projeto e parei para analisar: eu já sofri, passei várias dificuldades, então eu tenho que fazer o bem para eu colher o bem. Eu me pus no lugar das pessoas que passam dificuldades, poderia ser eu ali, e se fosse… eu iria querer uma ajuda. Então, nada mais justo eu ajudar quem precisa”.

Essa expressão de empatia percorreu os corredores do Boavista Shopping: a gerente da loja Hering Kids, Midiã Íris Pereira, foi uma das primeiras doadoras. “Eu já ajudo outras instituições e resolvi trazer umas peças. Já divulguei e muita gente prometeu trazer bastante peça”, disse.

Outro apoiador do Boavista Shopping é Alexandre Silva, do Espaço Mova-Se. “Eu vejo que nesse momento de pandemia, as pessoas precisam ser mais solidárias, se unir. É difícil o pessoal levar até a periferia e a Loja do Bem faz esse elo: um ponto para receber e destinar essas doações”, afirmou.

Equipe do Boavista Shopping e do Grupo Sul News inauguram a Loja do Bem com o youtuber Bronks

E para atender os doadores, os atendentes da Loja do Bem também são voluntários. “Eu sempre quis ser voluntária em algum projeto. Me doar, fazer algo para o próximo e trazer boas energias pra mim, me desenvolver como ser humano e como cidadã”, afirma Stefany Akisa, que se propôs ao trabalho após ver um anúncio de voluntariado nos jornais do Grupo Sul News.


Até agora, a Loja do Bem cadastrou 11 instituições para entregar doações: Associação Capão Cidadão, Casa da Criança e do Adolescente de Santo Amaro, Casa Ondina Lobo, Casa Transcendental Dr. Goldemberg, Grupo Voluntárias da Maternidade Interlagos, Instituto Caminhando Núcleo de Educação e Ação Social, Instituto de Longa Permanência para Idosos, Recanto Projeto Social de Reabilitação de Dependentes Químicos, Sociedade Beneficente Equilíbrio Interlagos, Sociedade Beneficente Vivenda da Criança e Santa Casa de Misericórdia de Santo Amaro.


Outras instituições sociais também podem entrar em contato para receber doações, através do WhatsApp: (11) 94179-5229. “No começo a gente ainda vai ter uma dificuldade no volume de arrecadações, mas estou feliz que começamos com uma quantidade legal de donativos e a gente quer distribuir um pouquinho do que a gente tem para cada um. Não vamos esperar juntar um monte de coisa na loja para doar grandes quantidades. Aqui a ideia é: a doação chega, é catalogada e já vai para um local. E aquelas pessoas que gostam de fazer trabalhos voluntários também podem ajudar: o projeto Loja do Bem está necessitando de colaboradores, então, quem quiser ajudar o projeto também pode entrar em contato”, explicou o coordenador da Loja do Bem.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.