Livro sobre a Inquisição e comportamento religioso é lançado na Zona Sul

0
706

“O Salmo Secreto” revela a saga de dois professores universitários pela busca da guarda de um material indestrutível na forma de um pergaminho que pode mudar os rumos da humanidade

 

Nesta quinta-feira (4), às 19h, o ex-subprefeito da Capela do Socorro, Valdir Ferreira, lança o livro “O Salmo Secreto”, que questiona o comportamento religioso em contraposição ao pensamento de grandes pensadores do período da Inquisição.
“O Salmo Secreto” revela a saga de dois professores universitários pela busca da guarda de um material indestrutível na forma de um pergaminho que pode mudar os rumos da humanidade. Esse material está em poder de uma seita secreta há mais de dois mil anos e sua identidade, guardada durante todo esse período, corre o risco de parar em mãos inimigas.
Apesar do livro narrar uma história que tem início na atualidade na cidade de Salvador, Bahia, a aventura do casal percorre boa parte da Europa, América e Austrália, na tentativa de salvar esse material que, segundo a narrativa, surgiu das mãos do grandioso Rei David há 1.000 anos antes de Cristo.
Definido pelo autor como um romance de ficção histórica, o texto aborda a repressão do período da Inquisição, também chamada de Santo Ofício iniciada no século XIII pelo papa Gregório IX que deu início a investigação a práticas heréticas que questionavam a supremacia de dogmas e da doutrina da Igreja Católica.
Como o objetivo também era frear o crescimento das seitas religiosas que surgiam vigorosamente naquele período, o texto trás para nossos dias questionamentos sobre comportamento religioso e, evidencia a força da influência dos grandes filósofos e pensadores como Galileu Galilei, Isaac Newton e Giordano Bruno, este último morto e perseguido pelos tribunais da inquisição. Dessa forma, a obra aborda também às teorias sobre o universo, a reforma protestante e questões como o livre arbítrio.
Outro aspecto importante que o livro trata é a maneira como a comunidade científica pode reproduzir esse “material indestrutível”, fonte dessa aventura vivenciada pelos dois professores, e dar a ele uma destinação em que seus benefícios sejam igualmente destinados a toda humanidade. Aqui o autor revela uma preocupação social e política que as descobertas científicas têm, ou ao menos, deveriam ter.
O lançamento acontece no Clube de Campo do Castelo, na Rua Celso Mantovani, 1 – Interlagos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.