
Novo equipamento, em fabricação na Espanha, terá operação 100% automatizada e sustentável, garantindo mais agilidade na operação e manutenção
Os novos trens da Linha 17-Ouro já estão a caminho do Brasil, e para deixá-los limpos a nova máquina de lavar monotrilhos já está em fabricação em Madri, na Espanha. O equipamento, que servirá a futura Linha 17-Ouro, vai trazer mais eficiência, automação e sustentabilidade em relação ao modelo atualmente em operação na Linha 15-Prata.
Diferente da versão anterior, que tem foco na limpeza das laterais e do teto dos trens, o novo equipamento fará a lavagem completa da parte externa, incluindo frente e traseira de forma automática. Seu sistema contará com escovas e arcos de borrifamento para pré-umedecimento, aplicação de detergente, lavagem e enxágue, garantindo uma remoção de sujeira ainda mais eficiente. A água utilizada será reciclada e reaproveitada, reduzindo o consumo e reforçando o compromisso ambiental do Metrô.
Outro destaque é a automação total do processo. O Centro de Controle Operacional (CCO) poderá programar a lavagem dos trens sem necessidade de operadores no local. Além disso, a nova máquina permitirá que os trens passem pelo sistema a até 5 km/h, reduzindo o tempo de limpeza em comparação ao modelo da Linha 15-Prata, que opera a 3 km/h.
A inspeção do equipamento acontece este mês na Espanha. O embarque também está previsto para este mês e a chegada ao Brasil, para junho do mesmo ano. Com essa modernização, o Metrô de São Paulo investe em tecnologia e eficiência para a manutenção da sua frota de monotrilhos.
Prevista para operar em 2026, a Linha 17-Ouro é o segundo monotrilho de São Paulo e contará com 6,7 km de extensão operacional, além de capacidade para transportar 90 mil passageiros todos os dias. A nova linha vai conectar o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com integração também à Linha 5-Lilás na estação Campo Belo.
Ao todo, serão 8 novas estações: Morumbi, Chucri Zaidan, Vila Cordeiro, Campo Belo, Vereador José Diniz, Brooklin Paulista, Aeroporto de Congonhas e Washington Luís.
SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br