Historiador lança livro sobre pontos históricos de Santo Amaro em comemorações do aniversário do bairro

0
1002

O lançamento do livro “Romagem – pelo centro Histórico de Santo Amaro” teve palestra e exposição de fotos do autor, o Prof. Jorge Peralta

Por: Luciana Paim


No último sábado (11), o Centro Cultural Santo Amaro foi palco do lançamento do livro do professor, historiador e um dos responsáveis pelo Hilasa – Instituto Histórico de Santo Amaro – Jorge Peralta.

O livro “Romagem – pelo centro Histórico de Santo Amaro” foi escrito ao longo de 4 anos e, segundo o autor, “começou com a concepção do site Santo Amaro SP e chegou num ponto que eu disse ‘tenho que aprofundar nisso e nisso, depois separar por tópicos dentro do site’. Mas é igual namoro: vai encontrando, encontrando e não quer parar de encontrar. Basicamente são os ícones de Santo Amaro, a beleza histórica. É um guia para entender a alma da sociedade. O segundo volume é mais histórico. Pega igrejas, represas, Mata Atlântica. Já está pronto, acho que ele será lançado ainda esse ano”.

Moradores antigos de Santo Amaro compareceram ao lançamento e também tiveram a oportunidade de ver a exposição de algumas fotos que estão no livro. O aposentado Edison Bertagnoli, 67 anos, nasceu em Santo Amaro e afirma que pretende comparecer a outros eventos comemorativos dos 468 anos do bairro. “Para nós é muito importante porque é uma memória para nossa posteridade, para nossos filhos e netos. É uma obra grandiosa que vai reavivar cada vez mais nosso bairro e a cidade. Santo Amaro contribui e contribuiu muito para São Paulo”.

Fabiola Peralta afirma que foi a esse evento para prestigiar o autor, mas que tem muito interesse em participar de outras ações culturais que acontecerão ao longo do mês. “Eu acho importante celebrar os monumentos, as pessoas que se importam em melhorar a cidade porque muitas vezes passamos pelos monumentos e na correria a gente nem vê. Eu pretendo vir em outros, ainda não sei em quais”.

Para Andrea Sousa, coordenadora geral do Centro Cultural Santo Amaro, “é uma alegria receber essas representações todas. Para mim o coração pulsa e a maior alegria é agregar as diferentes manifestações, instituições para viver Santo Amaro. Janeiro é os festejos de Santo Amaro e a gente promove isso para que as novas gerações possam entender, conhecer e se apaixonar por Santo Amaro”.

O livro traz mais de 500 páginas entre histórias e fotos e custa R$70. Pode ser adquirido através do site: http://santoamaro.globivox.com.br/


FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.