José Carlos Oliveira, ex-Ministro do Trabalho e Previdência, se filia ao PSD, partido de Gilberto Kassab

0
631
E.E. Professor Mauro de Oliveira

Político pleiteia candidatura às eleições de 2024 como vereador pelo partido


Na noite de 5 de fevereiro, o auditório da sede do PSD, localizado no Edifício Praça da Bandeira, na Bela Vista, encheu seus mais de 300 lugares em prestígio à filiação de José Carlos Oliveira ao PSD, partido presidido por Gilberto Kassab, ex-prefeito de São Paulo.

Entre autoridades, amigos, familiares e convidados presentes estavam Gilberto Kassab, a vereadora Edir Sales, o vereador Coronel Salles, o Reverendo Aldo Quintão, entre outros. Os cumprimentos a José Carlos Oliveira começaram com uma breve leitura do currículo de sua vida profissional.

Foto Marcelo Estevão

Oliveira, como gosta de ser tratado, iniciou sua carreira como servidor público no antigo INPS (Instituto Nacional de Previdência Social) como agente administrativo, em 1985, chegando até o cargo de Ministro do Trabalho e Previdência do governo Jair Bolsonaro, até 31 de dezembro de 2022.

Antes de sua fala oficial, Oliveira, mostrando toda sua solidariedade e capacidade de se lembrar das pessoas, convidou a prefeita de Araioses, no Maranhão, Luciana Trinta, para se sentar ao lado dos que estavam em posição de honra no palco, contando a breve história de como esse laço político se iniciou.

“Conheci a Luciana quando era Ministro do Trabalho e Previdência, lá em Brasília. Ela estava na Esplanada dos Ministérios e a ajudei a se reunir com o ex-Presidente do INSS, Guilherme Serrano. A partir daí, ela virou minha amiga e estive na cidade de Araioses para inaugurar a agência do INSS. Ela fez questão de estar aqui para prestigiar essa filiação”, destacou Oliveira, mostrando a importância das relações que construiu em seu caminho e do orgulho de sua carreira como servidor.

Abrindo os discursos, a vereadora Edir Sales afirmou: “O bom filho à casa retorna”, em alusão ao período em que Oliveira foi vereador por São Paulo em 2012, quando filiado ao PSD, após ter sido suplente. O presidente do partido, Gilberto Kassab, confessou que ter Oliveira no partido é muito importante, relembrando da época em que ambos se conheceram.

“Tive o privilégio de conviver com o Oliveira no meu primeiro mandato, em 1992, quando fui eleito vereador, junto com o Mário Dias. Ele [Oliveira] era o principal colaborador do Mário. Ali já nascia uma relação, uma confiança e uma parceria política muito forte com o Oliveira”, contou Kassab.

Kassab também fez questão de destacar algumas das qualidades do novo filiado do PSD, que tem uma longa trajetória no INSS: “Muito atuante, muito inteligente. Todo servidor tem como sonho chegar ao limite de sua carreira, ao pico dela, e ele chegou. Ele, como servidor, alcançou a presidência nacional do INSS mostrando eficiência, competência e espírito público.”

“A filiação do Oliveira é a filiação de uma pessoa muito determinada e, inquestionavelmente, vai ter grandes chances de ser eleito. Essa reunião aqui nos mostra isso.” comentou Kassab, observando o espaço lotado do auditório e já prevendo uma possível eleição de Oliveira como vereador de São Paulo.

Assumindo o microfone, Oliveira fez questão de defender sua principal atividade: “Eu tenho orgulho de ser servidor público, orgulho de tudo o que fiz, orgulho de estar aqui. Hoje, posso dizer que estou encerrando minha atividade pública como servidor, mas não quero sair da coisa pública, por isso, a partir desse momento vou fazer política partidária”.

Foto Marcelo Estevão

A chegada de Oliveira ao PSD é um olhar para o futuro próximo, já que, como anunciara Kassab, Oliveira deverá sair como candidato a vereador por São Paulo nas eleições deste ano. “Os relacionamentos que nós temos nos dão uma sensação de que já ganhamos a eleição. Pretendo ser candidato, mas ainda não tenho voto nenhum”, fez questão de mencionar.

Tais relacionamentos já puderam ser observados no evento de filiação. Alguns nomes presentes foram lembrados por Oliveira: “Estou revendo muitas pessoas que eu amo, pessoas que fazem parte da minha vida e que me ajudaram muito em Brasília”, agradeceu, citando nomes como o de Leonardo Sultani, que lhe ajudou durante a greve do INSS em Brasília; Angela Gandra; professor Savóia; o secretário-executivo, Lúcio Capeletto; e o secretário de Previdência, André Veras.

Além disso, Oliveira relembrou de algumas categorias que irá defender em seu futuro na política. “Os taxistas e os caminhoneiros são invisíveis para a sociedade brasileira. Quando fui Ministro, fiquei incumbido de pagar o benefício a essas categorias, o que deu visibilidade a elas. Hoje, eu tenho essas duas categorias para defender, dentre outras”.

“Após quase 40 anos de Previdência Social, não tenho como não ser defensor dos aposentados e pensionistas e, a partir de agora, serei um ferrenho defensor dessas categorias, não só de São Paulo, mas do Brasil inteiro. Faço questão de cuidar dessas categorias tão sofridas e que tanto fizeram pelo nosso país”, encerrou Oliveira.

A noite foi finalizada com a fala do Reverendo Aldo, que nos convidou a acompanhar a oração do Salmo 23, versículos 1 ao 6, que serve a todas as religiões, abençoando a chegada de Oliveira ao PSD e encerrando uma noite de muita harmonia.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.