Jornais de bairro que comprovam periodicidade receberão certificado na Câmara Municipal

0
652

A certificação dos jornais é uma das primeiras ações efetivas da nova diretoria da Ajorb, que tomou posse em agosto para um mandato de dois anos


Por: Jornal São Paulo Zona Sul

Quase 30 empresas que editam jornais e revistas de distribuição regionalizada na cidade de São Paulo vão receber um Certificado de Periodicidade, em cerimônia na Câmara Municipal de São Paulo.

Está prevista a participação, não apenas dos editores, mas também de vereadores, representantes de diferentes órgãos públicos, agências de publicidade e empresários. O encontro é de iniciativa da Ajorb, com apoio do vereador Ricardo Teixeira. A cerimônia acontece no dia 14, das 19h às 21h, na Sala Oscar Pedroso Horta (1º SS).

“A certificação é importante porque mostra quais são os jornais efetivamente em contato constante com o morador dos mais diferentes bairros da capital, as empresas de comunicação que desenvolvem jornalismo comunitário efetivo”, explica Wagner Farias, presidente da Associação dos Jornais e Revistas de Bairro de São Paulo – a Ajorb.

A certificação dos jornais é uma das primeiras ações efetivas da nova diretoria da Ajorb, que tomou posse em agosto para um mandato de dois anos. “Será uma cerimônia simples, mas bastante representativa porque estarão lá os jornalistas e diretores de várias empresas de comunicação que estão dispostos a fortalecer a categoria”, conclui Wagner Farias.

A Ajorb, nessa nova gestão, também vai desenvolver campanhas para combater as fake news e mostrar que o jornalismo mais importante é aquele que estimula a prática de cidadania e contribui para o desenvolvimento da metrópole, prestando serviços, divulgando ações e programas dos órgãos públicos e apontando problemas urbanos em busca de suas soluções.

Além disso, os jornais e revistas de bairro são um importante canal de divulgação para pequenos comerciantes. A maioria dos jornais de bairro da atualidade também já estão presentes no ambiente digital, com sites e redes sociais, ampliando a interação com leitores e o alcance da publicidade de seus anunciantes.

“São todos jornais gratuitos que há anos dão destaque a temas que têm pouco espaço na imprensa diária tradicional”, aponta Farias.

A Ajorb também está reformulando seu site, com atualização das informações de cada uma dessas empresas, para facilitar a busca por parte de órgãos públicos, agências de notícias, agências de publicidade, cidadãos paulistanos e anunciantes de modo geral.

A certificação dos jornais vem em bom momento. Foi aprovado um projeto de lei dos vereadores Gilson Barreto e Fabio Riva que prevê a destinação de percentual da verba de publicidade oficial, para jornais de bairro. O projeto, entretanto, prevê que sejam considerados jornais de bairro aqueles que têm registro na Junta Comercial do Estado de São Paulo, Cadastro de Contribuinte Municipal -CCM, jornalista responsável e que comprovem sua periodicidade.


FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.