Jesus e o Maçom – o admirável mundo maçônico: o recente livro do escritor de Santo Amaro E. Figueiredo

0
4210

Espedicto Figueiredo Rillo compartilha seus vastos conhecimentos do mundo maçônico com sua admirável obra, que discursa sobre a relação entre a filosofia de Jesus Cristo e a cultura Maçônica


Espedicto Figueiredo Rillo, mais conhecido como E. Figueiredo, é jornalista, membro da A.R.L.S. VERDADEIROS IRMÃOS – 669 – GLESP. Iniciou-se na Maçonaria em setembro de 1978 e hoje é um dos maiores cronistas Maçônicos da atualidade, com trabalhos publicados até mesmo em periódicos do exterior. Por ser morador de Santo Amaro desde 1971, o conhece muito bem, viu muitas coisas mudarem desde aquela época, como por exemplo o transporte público da região, que não tinha linhas de ônibus e também o comércio que era escasso. Sempre escreveu bastante para si, mas começou a fazer crônicas de Natal para parentes e amigos, chegando a fazer um opúsculo em 2010 chamado “Crônicas Natalinas”. Também fazia crônicas ligadas ao cotidiano para amigos e parentes.

A Maçonaria, filosofia que admite que todo homem é livre e possui bons costumes, não faz distinção de raça, religião, ideário político ou posição social, e, tem como conceitos fundamentais, a fraternidade e respeito à liberdade. É dentro desta filosofia e comunidade que E. Figueiredo escreve artigos sobre o tema da Ordem – “Ordem” ou “A Sublime Ordem” é um nome dado dentro desta cultura para se referir a Maçonaria. Além de seus trabalhos serem divulgados nas Lojas – também conhecidas como oficinas ou ateliês, são células autônomas na qual os membros se estruturam e se reúnem, não tem nenhuma relação com lojas comerciais – outras publicações Maçônicas reproduzem seu trabalho, sendo um deles, seu recente livro “Jesus e o Maçom – o admirável mundo maçônico”, que contêm uma analogia sobre os feitos de Jesus e que servem de exemplo aos Maçons.

O livro contém vários artigos, o trabalho principal é o mesmo que dá nome ao livro, se tratando de como vemos a figura de Jesus Cristo e busca mostrar que sua filosofia e a Maçônica são as mesmas. Além de pôr em pauta a figura principal do cristianismo, há também outros artigos no livro relacionados à religiosidade e as práticas feitas dentro das Lojas, como: o que é feito durante as sessões; porque se dizem “Filhos da viúva”; “O olho que tudo vê”; “Cimento místico”; como entrar na maçonaria; iniciação na maçonaria; porque não se pode ter nada de metal na iniciação; os espíritos de cada um (como a tolerância e intolerância); sua função social; fidelidade; dentre diversos outros temas. Portanto, mesmo sendo mais voltado para quem é ou já está familiarizado com a Maçonaria, também é de fácil compreensão àqueles que não conhecem muito sobre esta filosofia.

“Jesus e o Maçom – o admirável mundo maçônico”, publicado pela Leader Editora, pode ser adquirido pela Livraria Martins Fontes Paulista ou pelas lojas Americanas e Submarino.

Sinópse

Ainda há muitas perguntas sem respostas sobre Jesus Cristo, a figura principal do Cristianismo, e até mesmo se ele seria um Maçom, pois o que pregava ia ao encontro dos valores que são a razão de existir da Sublime Ordem. O autor trata com brilhantismo o viés histórico da vida de Cristo e, além de discorrer sobre grandes nomes da nossa história que eram Maçons, nos brinda com vários contos e lendas com personagens da literatura cujas ações traziam o espírito Maçom, como Robin Hood e Zorro. Ao longo de suas páginas, o Mestre E. Figueiredo compartilha pesquisas e conhecimento profundo que adquiriu, utilizando uma linguagem sem preciosismos, sobre a síntese da simbologia Maçônica. Um conteúdo que fará o leitor não interromper a leitura até a última página!

Espedicto Figueiredo Rillo, mais conhecido como E. Figueiredo

SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.