Instituto Yduqs oferece Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos agora no segundo semestre de 2022

0
1171

As turmas serão ofertadas nas Regiões Sudeste (RJ, SP e ES); Nordeste (RN, CE, BA e SE), Norte (RR e AM) e Centro-Oeste (Distrito Federal)


O Instituto Yduqs – responsável por ações sociais em diversas unidades de ensino superior – está com as inscrições abertas para o Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos. Os interessados poderão realizar suas matrículas até o dia 30 de agosto e, para isso, bastam acessar o site, mas quem quiser também poderá fazer sua inscrição em uma das unidades. Vale ressaltar que todas as aulas e os materiais didáticos são totalmente gratuitos.  

Vinte campi da Estácio, instituição de ensino superior parceira do programa, ofertarão a iniciativa, contemplando as Regiões Sudeste (RJ, SP e ES); Nordeste (RN, CE, BA e SE), Norte (RR e AM) e Centro-Oeste (Distrito Federal). Em São Paulo, as aulas, que terão início em setembro, serão ministradas na Estácio Interlagos e Carapicuíba. 

Autonomia para utilizar o transporte público, ir ao banco, entender uma prescrição médica ou apenas desfrutar dos diversos recursos tecnológicos disponíveis hoje na palma da mão. Esses são exemplos que não fazem parte do cotidiano de uma parcela significativa da população. Segundo dados IBGE, divulgados em junho 2019, o Brasil registra o número de 11,3 milhões de analfabetos entre a população de 15 anos ou mais. Diminuir esta estatística é um grande desafio.    

“O Programa de Alfabetização e Letramento de Jovens e Adultos promovido pelo Instituto YDUQS em parceria com a Estácio, tem como missão combater o analfabetismo e erradicá-lo nas comunidades do entorno das instituições de ensino do grupo. A iniciativa está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de número 4, da Organização das Nações Unidas (ONU), cuja iniciativa busca ajudar o indivíduo a exercer a sua cidadania. Mais de 800 pessoas já passaram pelo programa e a cada edição implementamos a ação em novas unidades de ensino. Transformar vidas…é isso que a gente faz por aqui”, comenta Cláudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente de Relações Governamentais, Comunicação e Sustentabilidade da Estácio.  

Com uma metodologia própria para a alfabetização de jovens e adultos em 100 horas, o possui duração de quatro meses. Os estudantes matriculados no programa terão aulas com alunos dos cursos superiores de Licenciaturas da Estácio – como Pedagogia, Letras, História, Geografia e Matemática – com a participação do corpo docente da instituição. As aulas acontecem duas vezes por semana, com três horas de duração. A proposta é que ao final do curso os alunos sejam capazes de ler e escrever pequenos textos, com compreensão, além de resolver problemas matemáticos simples, utilizar de forma crítica informações veiculadas nas diferentes mídias e comunicar-se por intermédio de mensagens de texto em aplicativo de dispositivo móvel. 

Sobre a Estácio 

A Estácio é uma das maiores marcas do ensino superior brasileiro e, há mais de 50 anos, enriquece a sua história ao possibilitar o acesso democratizado ao ensino de qualidade e promover a transformação individual e social de seus alunos. Pioneira e um dos maiores players no digital, a instituição desenvolveu um modelo moderno que promove um melhor aproveitamento para os estudantes em aulas dinâmicas em uma plataforma de ensino 100% Digital, com conteúdos que podem ser acessados de qualquer dispositivo, on e offline, garantindo maior mobilidade, com acesso ilimitado. 

Presente em 25 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o ensino digital, contando com mais de 700 mil alunos matriculados, a Estácio oferece cursos de graduação em diferentes formatos de ensino, pós-graduação e cursos de extensão. Aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado, e seus currículos são alinhados às necessidades do mercado de trabalho. A busca constante pela qualidade acadêmica e os investimentos na área de ensino geraram ótimos resultados nos últimos anos – suas instituições e cursos e são reconhecidos pelo MEC com elevados conceitos de qualidade.  

Além de seu natural poder de transformação, pela entrega à sociedade de milhares de profissionais formados todos os anos, a Estácio tem uma atuação distintiva de diálogo, suporte e promoção das comunidades em que se insere. Com amplo envolvimento dos alunos e docentes, ações como atendimentos gratuitos, palestras e seminários, mutirões e ações de mobilização acabam beneficiando milhões de pessoas. A Estácio possui também um dos mais sólidos e atuantes Programas de Responsabilidade Social do País, e apoia diversos projetos por ano nas áreas de educação, cultura, esporte e cidadania. 


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.