Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês lança campanha de doação de leite materno no Hospital Geral do Grajaú

0
1787

Expectativa da ação é aumentar 30% o volume de leite materno coletado para atender recém-nascidos internados na UTI Neonatal do hospital


O Instituto de Responsabilidade Social Sírio-Libanês (IRSSL) lança nesta semana a Campanha de Doação de Leite Materno para aumentar o estoque do Banco de Leite do Hospital Geral do Grajaú (HGG), unidade sob sua gestão desde 2011.

Em 2022, foram coletados cerca de 280 litros de leite humano pasteurizado e consumidos mais de 270 litros, o suficiente para alimentar mais de 190 recém-nascidos internados na UTI Neonatal do hospital. Neste ano, a expectativa é aumentar em até 30% o número de doações.

Para Raquel Lichy, superintendente assistencial do HGG, qualquer quantia de leite doada é de extrema importância para o hospital. “Contamos hoje com apenas 31 doadoras ativas, e temos uma demanda alta todos os meses. Queremos impactar o maior número de mulheres possível e promover a conscientização e reforçar a importância do aleitamento materno.”, conta.

Para doar leite para o Hospital Geral do Grajaú, é importante ser moradora da área de cobertura do hospital, estar em fase de amamentação, e atender a alguns pré-requisitos, como: apresentar exames pré ou pós-natal compatíveis com a doação de leite; não fumar; não ingerir bebidas alcoólicas ou drogas ilícitas.

Todas as lactantes cadastradas recebem um kit completo para retirada do leite e materiais educativos. A coleta pode ser feita em ambiente hospitalar, nas salas especializadas dentro do próprio HGG, ou retirada domiciliar, feita por equipe técnica que visita as doadoras semanalmente. As interessadas podem fazer o castrado diretamente no Banco de Leite Humano do hospital pelo telefone (11) 3544-9444.

Criado há três anos, o Banco de Leite do HGG passou por diversas melhorias. Todo material passa por uma análise, que avalia a qualidade e classifica o volume e o tipo de leite. A partir daí, é encaminhado para o processo de pasteurização, com etapas de pré-seleção (off-flavor, acidez e crematócrito), processamento térmico e controle de qualidade. O material fica armazenado no Banco de Leite a uma temperatura de -3ºC, onde são separados e destinados para bebês recém-nascidos pré-termo até crianças que necessitam do leite materno como forma de suprir deficiências nutricionais.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.