Inauguração de praça em Santo Amaro homenageia ex-presidente do CETRASA

0
704

A Praça Alexandre Moreira está localizada em frente a Av. Cecília Lottenberg e será uma nova área verde para a região de Santo Amaro


No dia 12 de janeiro foi inaugurada em Santo Amaro a Praça Alexandre Moreira, como homenagem ao ex-presidente do Centro de Tradições de Santo Amaro – CETRASA – falecido em 2019.

Representantes de instituições santamarenses se reuniram para a homenagem

A inauguração faz parte do calendário de comemorações dos 468 anos de Santo Amaro e teve a presença de moradores, amigos, autoridades e representantes das principais instituições de Santo amaro, como: a Subprefeita de Santo Amaro, Janaina Lopes de Martini; o vereador Ricardo Nunes; o Dr. José Carlos Bruno, atual presidente do CETRASA; Karina Grisiela da Silva Araújo, da Romaria dos Cavaleiros de Santo Amaro; Jorge Peralta, presidente do HILASA – Instituto Histórico de Santo Amaro; Antônio Carlos Souza, superintendente da Associação Comercial de SP – Distrital Sul; o artista plástico Algacyr da Rocha Ferreira; a coordenadora do Centro Cultural de Santo Amaro, Andrea Sousa; Leonardo Ugolini, da Regional Sul do CIESP/FIESP; Rosely Ugolini, da Fraternidade Aca Laurência; Luciana Ramos, presidente do Conseg Santo Amaro e Dona Cidinha, a 1ª mulher a receber a Botina Amarela.

“Queria agradecer todos em nome da família Moreira. Ao vereador que batalhou por essa praça é uma homenagem linda, não tenho palavras. Amigo e amizade verdadeira é aquela que estão todos presentes, é aquela que concorda em algumas coisas ou discordam de outras mas, nessa hora, estão todos presentes. Sei que lá em cima ele está muito feliz”, falou Lucia Moreira, que estava presente junto a família.

Para Sueli Rodrigues, que mora em Santo Amaro desde que nasceu (há 65 anos) e está há 10 anos na Vila Cruzeiro, foi ótimo ter o cuidado da subprefeitura nessa nova praça e parabenizou pela homenagem. “Meu bisavô veio com os primeiros imigrantes alemães e agora ter mais uma praça pública que agrega é sensacional. Foi ‘merecidérrima’ a homenagem. Ele estava sempre aqui, o CETRASA era quase a casinha dele. Todo mundo que faz alguma coisa pelo seu bairro, pelo seu lugar tem que ser homenageado”.

Essa homenagem foi conquistada através do vereador Ricardo Nunes que realizou seu pronunciamento com voz embargada durante a inauguração. “Eu tenho um apreço pelo Alexandre tão grande, esse amor que ele tinha por Santo Amaro e quanto era importante esse trabalho, manter as nossas tradições, não existe história sem passado e o Dr. Alexandre tinha isso muito forte. É uma singela homenagem para a gente perpetuar o nome em reconhecimento por tudo o que ele fez por São Paulo, por Santo Amaro e ficará eternizado como símbolo de reconhecimento de alguém que fez um trabalho com muito amor e dedicação”.

Karina Grisiela da Silva Araújo, da Romaria dos Cavaleiros de Santo Amaro, explicou que “o nosso emblema atual, foi ele junto com o Léo de Jorge que criaram no inicio da gestão” e que foi uma linda homenagem ao Dr. Alexandre. “Nós não poderíamos deixar de vir porque o Dr. Alexandre sempre nos ajudou”.

“É uma boa homenagem a quem se dedicou a historia tradicional de Santo Amaro. A historia se completa também por causa do Dr. Alexandre. É uma homenagem justa e tem que continuar fazendo para valorizar quem faz alguma coisa para a cidade”, disse Antonio Souza, da ACSP.

O Dr. Jose Carlos Bruno, atual presidente do CETRASA e amigo pessoal do Dr. Alexandre, também estava bastante emocionado. “Acho que é uma homenagem muito bem posta, o Alexandre merecia porque ele sempre foi um batalhador pelas causas de Santo Amaro. Eu sou suspeito pra falar por ser amigo dele desde o primário”, contou o presidente.

Participantes do evento plantaram mudas de ipês amarelos na praça

Segundo Janaína Lopes, a subprefeitura estará atenta as demandas para ajudar a população no que for melhor para a região. “A área já existe desde a inauguração da Avenida e é uma homenagem para quem sempre foi um guerreiro, um defensor que brigou por Santo Amaro. A diretriz é usar bem o recurso público, ver o que mais se adequa para a região. Nesse momento, a gente precisa priorizar o plantio de árvores ainda, o restante das melhorias virá de acordo com a demanda”, explicou a subprefeita.

Após a inauguração, todos os representantes das instituições foram convidados a plantar 12 mudas de ipês amarelos na praça.


FALE COM A REDAÇÃO
Sugestões de pauta, envie email para: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.