Ibirapuera recebe exposição de meteoritos coletados em diversos países

0
1135

Os meteoritos que chegam à superfície terrestre vindos do espaço são fragmentos de asteroides, cometas ou pedaços da Lua, Marte e outros corpos celestes

 

De terça a domingo, das 9h às 18h, a Escola de Astrofísica do Parque Ibirapuera é palco da exposição “Assim na Terra como no céu”, que reúne meteoritos coletados em diversas regiões do mundo, incluindo Rússia, Brasil, Argentina, México e vários países do continente africano.
As rochas estão dispostas no hall da Escola Municipal de Astrofísica, protegidos dentro de pequenas bolsas suspensas no teto para gerar a impressão de uma chuva de meteoros. A proposta da exposição é que o visitante entre metaforicamente nesta chuva de meteoros e, assim como a Terra é transformada pelo impacto dos meteoritos, dando origem aos impactitos, o visitante também saia impactado e transformado.
Os meteoritos que chegam à superfície terrestre vindos do espaço são fragmentos de asteroides, cometas ou pedaços da Lua, Marte e outros corpos celestes. A exibição, que é a maior aberta ao público no Brasil, conta com 34 peças que expõem a estrutura dessas pedras do espaço. São 18 meteoritos principais, 6 pequenos fragmentos e 10 impactitos – estruturas formadas a partir da colisão de corpos meteoríticos.
Um dos destaques da exibição é o meteorito Santa Luzia, que caiu na cidade de Liziânia-GO, na Fazenda Santa Luzia. Os fragmentos foram encontrados no início do século passado, porém, não se sabe ao certo a data do impacto. Os geólogos estimam que ele tenha caído entre 40 e 60 mil anos atrás.
A rocha espacial caiu próximo ao córrego Negro Morto, à 18 km do centro da cidade com incríveis 1.980 kg – o segundo maior já registrado no Brasil.
A peça em exposição no Ibirapuera é a terceira maior parte deste meteorito e conta com 22 kg.

 

Serviço
Exposição de Meteoritos
Local: Escola Municipal de Astrofísica | dentro do Parque Ibirapuera
Data: de terça a domingo
Hora: 9h às 18h

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.