Hipertensão arterial é a principal causa de insuficiência renal crônica no Brasil

0
804

Idosos e obesos são mais propensos a evoluir o quadro de pressão alta para doenças nos rins

 

O Dia Mundial de Combate à Hipertensão (26/04) é a data que lembra a importância de manter a pressão sanguínea sob controle, uma vez que ela é um dos principais fatores de risco para a ocorrência de acidente vascular cerebral, infarto, aneurisma arterial e insuficiência cardíaca e renal.
Segundo levantamento realizado pelo Ministério da Saúde, um em cada quatro brasileiros adultos dizem ter diagnóstico médico de hipertensão. A doença tende a aumentar com a idade, chegando a 60,9% entre os adultos com 65 anos e mais; a prevalência é menor entre aqueles com maior escolaridade, chegando a 14,8% entre as pessoas com 12 anos ou mais de estudo.
Entre as complicações mais graves causadas pela pressão alta está a diminuição da função renal.  “Quando o sangue chega ao rim com mais pressão, essas arteríolas são danificadas e perdem a capacidade de filtrar. A partir daí, ele começa a eliminar substâncias que deveriam ser absorvidas e segurar outras que deveriam ser eliminadas”, explica Dr. Marcelo Sampaio, cardiologista e membro o comitê científico do Instituto Lado a Lado pela Vida.
A doença renal crônica constitui hoje um importante problema de saúde pública. De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia, cerca de 35 mil pacientes entram no programa de hemodiálise todos os anos; cerca de seis mil deles são transplantados, mas as clínicas cadastradas para o tratamento não conseguem atender à demanda. “A taxa de mortalidade é elevada e mantém-se constante por causa da concomitância de complicações cardiovasculares”, avalia Dr. Sampaio.
Para prevenir a evolução da doença renal, é fundamental controlar a pressão arterial. Além disso, adotar estilo de vida saudável, como evitar o sobrepeso, reduzir a quantidade de sal e sódio na dieta, parar de fumar e praticar 30 minutos de atividades físicas diariamente podem fazer a diferença.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.