#Há50Anos: Estrada da integração nacional

0
845

Em 31 de julho de 1970, a Gazeta de Santo Amaro publicou a matéria “Estrada da integração nacional” sobre “o mais espetacular capítulo da história brasileira” que seria iniciado no dia 1º de setembro: a construção da Rodovia Transamazonica.

“Cerca de 340 milhões de cruzeiros foram destinados pelo governo federal ao início das obras. Seis mil trabalhadores nordestinos, a partir de amanhã, serão levados para as frentes de trabalho, onde formarão os polos pioneiros de colonização. Novas cidades surgirão no ‘Inferno Verde’. De cada lado da estrada, fazendas e cidades se fixarão. Um trabalho que todo o povo brasileiro se orgulhará”, informa o jornal em sua manchete de capa.

E o jornal continua: “São 4.871.487 quilômetros quadrados, abrangendo totalmente três Estados – Acre, Amazonas e Pará – parcialmente outros três – Mato Grosso, Goiás e Maranhão – além de três territórios federais – Rondônia, Roraima e Amapá. Nesses 57% da área do Brasil – 28% da área da América do Sul – vive uma população calculada em pouco mais de 7 milhões de pessoas, em torno de 8% da população mundial.


FALE COM A REDAÇÃO: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.