Guia rápido: 5 formas de reduzir o tamanho do arquivo de vídeo

0
1223

Provavelmente essa situação lhe pareça familiar: você produz um lindo vídeo sobre algo que queira muito compartilhar, está com ele em mãos, se empolga para enviar e aí… algo dá errado.

Geralmente enviar vídeos grandes pelo Whatsapp, por exemplo, nem sempre é possível, devido a capacidade do aplicativo. Em alguns casos, o envio por e-mail também pode ser impedido, dependendo do tamanho do seu arquivo.

Mas esse problema pode ser resolvido com algumas técnicas e plataformas que diminuem o tamanho do arquivo, sem afetar a qualidade da imagem. Seja para fins comerciais, acadêmicos ou pessoais, é sempre bom ter em mãos ferramentas que permitam compactar seus materiais para envios.

Então para te ajudar a não sofrer com dor de cabeça, separamos de forma básica 5 formas para você reduzir tamanho de vídeo facilmente:

1.  Smartphone

Atualmente os celulares fazem parte da rotina, tanto para lazer quanto para trabalho e as marcas investem em ferramentas diversas para facilitar o dia a dia. Em sistemas como Android e IOS, é possível encontrar aplicativos que comprimem automaticamente seus vídeos. Além disso, existem ferramentas de corte e edição que ajudam a reduzir a duração do vídeo, reduzindo o tamanho do arquivo consequentemente.

2.  Configuração da câmera

Caso você esteja produzindo algo rotineiro para familiares e amigos e sabe que o material será longo, é interessante observar se a câmera está configurada com alta qualidade. Neste caso, um truque bem maroto é reduzir previamente a qualidade da filmagem. Isso pode afetar sim a imagem, claro, mas como o material não será exposto nas demais mídias, não vai ter problemas na reprodução.

3.  Arquivo ZIP

Uma outra maneira eficiente de redução do vídeo, é ‘zipar’ o arquivo. Essa técnica funciona bem tanto em celulares quanto em computadores. A maioria dos equipamentos vem com o winrar instalado, dispositivo que permite a abertura dos arquivos em zip. Caso sua máquina não possua essa ferramenta, é possível baixar e instalar softwares similares para esse fim.

4.  Usar um editor de vídeos

Caso o vídeo tenha diferentes partes, você ainda pode fazer uma divisão de começo, meio e fim e enviar separadamente. Encaminhe a introdução, na sequência a condução e por último o encerramento do seu material. Combine essa métrica com os espectadores, informe que será dividido em partes, para que acompanhem todas as etapas. Se você entender um pouco sobre edição de vídeo, consegue compactar as etapas e criar pequenas introduções de cada parte, nomeando ou inserindo vinhetas.

5.  Compartilhar em nuvem

Se em último caso não for possível reduzir o vídeo com as ferramentas descritas, você tem a opção de compartilhar o vídeo por link, quando inserido em nuvem, como o Google Drive ou iCloud. Nesse caso pode não ter execução automática ou possibilidade de compartilhar nas redes, mas funciona bem para grupos restritos e offline.

FONTES:

https://www.techtudo.com.br/listas/2020/09/como-diminuir-tamanho-de-video-para-enviar-no-celular-veja-5-dicas.ghtml


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.