Governo divulga detalhes do ‘Enem dos Concursos’

0
261

Provas serão aplicadas em 220 cidades; inscrições começam em 19 de janeiro


O Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciou nesta quarta-feira (10) os detalhes do Concurso Público Nacional Unificado, apelidado de “Enem dos concursos”, com a publicação de oito editais para mais de 6.000 vagas no funcionalismo público.

Para o primeiro concurso unificado, programado para maio, o Ministério da Gestão publicou nesta quarta um conjunto de oito editais, que representam os diferentes blocos temáticos das vagas abertas.

Ao todo, serão 6.640 vagas para 21 órgãos ligados ao governo federal —entre eles, IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), ministérios e ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar).

As posições são majoritariamente voltadas para candidatos com nível superior. Do total previsto, 5.948 são para quem tem graduação, e 692 para nível médio.

As inscrições para o primeiro Concurso Público Nacional Unificado vão de 19 de janeiro a 9 de fevereiro. A taxa de inscrição varia de R$ 60 a R$ 90, e terá direito a isenção as pessoas cadastradas no CaDÚnico, doadores de medula óssea, alunos que foram bolsistas do Prouni e estudantes que receberam financiamento do Fies.

Haverá reserva de vagas, de acordo com leis, de 5% para pessoas com deficiência e 20% para pessoas negras. Para os cargos na Funai, indígenas terão cota de 30%.

A prova será aplicada em 5 de maio, em 220 cidades, com organização feita pela Fundação Cesgranrio. O número de cidades aumentou nesta semana, com a confirmação de locais de prova em Santos (SP), Petrópolis (RJ) e Blumenau (SC).

O concurso terá dois momentos. No primeiro, na manhã de 5 de maio, os candidatos serão submetidos a uma prova objetiva de conhecimentos gerais de 20 questões.

A avaliação de nível médio ainda terá uma prova discursiva sobre algum conhecimento específico e, de nível médio, uma redação. As atividades matutinas terão tempo limite de 2h30.

À tarde, os candidatos de nível superior serão submetidos a provas objetivas de conhecimentos específicos de 50 questões. A avaliação de nível médio terá 40 perguntas. A segunda parte do concurso terá 3h30 de duração.


SUGESTÕES DE PAUTA: reportagem@gruposulnews.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.